segunda-feira, 14 de maio de 2018

Vereador chega a cavalo para protestar contra aumento do combustível em Feira


O vereador Edvaldo Lima (PP) chegou na Câmara Municipal de Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador) vestido de terno e gravata e montado em um cavalo na manhã desta segunda-feira, 14. Atitude dele é um protesto por conta do aumento da gasolina no município baiano.

Com um cartaz na mão com a frase "Basta! Diga não ao combustível caro", Edivaldo discursou para as pessoas presentes no local, assim como a imprensa. "Esse é o meu protesto. Cheguei de cavalo. Deixei o meu veículo em casa justamente para que o povo se reúna. Una-se todos, porque a união faz a força", disse o político.

Durante o discurso, o edil citou a Petrobras e questionou sobre de quem seria a responsabilidade em relação aos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis. 

"Nós queremos saber de quem é a responsabilidade diante das autoridades constituídas para reduzir o combustível (...) É a roubalheira na Petrobras que nos impõe a pagar um combustível de R$ 5. Nós não podemos mais aceitar isso (...) Estamos pagando caro por esta situação", reclamou.

O ato reuniu diversas pessoas, além dos carros que passavam e faziam o "buzinaço".

População reclama do acúmulo de lixo na Rua do Cacau, Malhado


Os moradores da Rua do Cacau, no bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus, estão tendo que conviver com um acúmulo inadequado de lixo na localidade. Eles reclamam que não é feita coleta lixo de maneira organizada, com dia e hora, para que possam se programar colocando o lixo na rua no momento certo.

De acordo com um dos moradores que fez a denúncia, as conchas, além de estarem superlotadas de lixo, estão com os fundos enferrujados e danificados, causando mal estar à população. “Parece um lixão a céu aberto, causando uma impressão muito ruim na rua. Já foram feitas várias solicitações ao setor responsável da administração municipal, mas não fomos atendidos. É um descaso“, relata um morador. 


A comunidade afirma ainda que não é apenas o lixo o problema rotineiro na Rua do Cacau. Buracos, escuridão, esgoto a céu aberto e focos do mosquito da dengue, tem deixado o lugar ainda mais precário e com risco iminente de doenças nas pessoas.

A paciência acabou: moradores do Japu protestam por melhoria na estrada


Buraqueira, acidentes e atrasos constantes nos ônibus que fazem linha para o distrito do Japu. Essa é a triste situação de quem precisa utilizar o transporte coletivo diariamente.


Cansados de esperar uma resposta do poder público, os moradores realizaram protesto por melhorias nas condições da estrada.na manhã desta segunda-feira, 14. A população reteve o ônibus da Viametro e do transporte escolar, como forma de pressionar o governo por providências urgentes. 

“Se no passado estava ruim, agora está péssimo. Já recorremos em busca de apoio dos 19 vereadores aliados do prefeito, porém estão tranquilos e até agora não fizeram nada em prol da comunidade, estamos jogados as moscas“, disse uma moradora da área rural indignada com as péssimas condições da estrada.


Sindicato dos Taxistas cria aplicativo para derrubar Uber em Ilhéus


Depois de tentar retirar o aplicativo Uber de Ilhéus, através de projeto de lei de autoria do vereador Fabrício Nascimento (PSB), filho do ex-vereador Jailson Nascimento (PSB), o sindicato dos taxistas de Ilhéus, aderiu ao serviço de transporte por aplicativo denominado 100% Táxi.

O serviço foi criado para tentar aproximar a taxa de serviço do Uber considerada mais em conta entre os usuários. O aplicativo do Sindtáxi vai estar disponível na segunda quinzena de maio. 

Conforme levantamento do Sindtáxi, com a chegada do Uber em Ilhéus, a procura por táxi caiu consideravelmente ao ponto de muitos taxistas desistirem do serviço e buscarem outra alternativa de sobrevivência. 

Número de vítimas de homem procurado por roubar, estuprar e cortar cabelo de mulheres sobe de 7 para 9 na Bahia


De abril a maio deste ano, o número de vítimas do homem procurado por roubar, estuprar e cortar cabelo de mulheres subiu de sete para nove em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

Os casos ocorrem desde 2016 e são mais frequentes no bairro de Asa Branca. De acordo com Clélia Vasconcelos, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), as investigações sobre os crimes estão avançando.

"Ele é um homem de estatura mediana, altura de 1,70. Não é gordo, mas é relativamente forte, de fala mansa, de nariz avantajado, sobrancelhas espessas e cor parda", detalha o perfil relatado pelas vítimas.


No bairro Asa Branca, a situação provoca medo e muda a rotina das mulheres que moram na localidade. "A gente tem evitado de sair à noite. Inclusive tem a igreja aqui perto. A gente está evitando. Quando vai, a gente forma um grupo para sair de casa. Está muito perigoso mesmo", diz a cabeleireira Mirian da Silva.

O sentimento é compartilhado pela fiscal de supermercado, Eliandra de Almeida. "Tendo uma pessoa dessa solta aí é para ficar com medo. Eu não ando muito à noite no bairro. É do meu trabalho para casa".

Para além dos casos relacionados ao suspeito, que são apurados desde 2016, o município de Feira de Santana contabiliza 18 casos de estupro entre janeiro e maio deste ano. 

"É bom pontuar que eles se dividem em estupros em ambiente doméstico e estupros ocorridos na rua, vitimando a mulher enquanto transeunte. Em ambos os casos tem havido um aumento considerável [no número de casos]", conta a delegada Clélia Vasconcelos.

Informações sobre os suspeitos podem ser passadas em sigilo para a polícia por meio do telefone: (75) 3602-9091.

ESPETÁCULO TEATRAL GAÚCHO SERÁ APRESENTADO EM PRAÇA PÚBLICA, NO CENTRO DE ILHÉUS


O espetáculo teatral gaúcho “Automákina, universo deslizante” terá uma apresentação única e gratuita, no dia 15 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, na Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus. Patrocinada pelo do Ministério da Cultura e Petrobrás, com apoio secretaria municipal da Cultura, a peça tem direção de Jackson Zambelli, com uma hora de duração, cujas  montagem e desmontagem são desenvolvidas aos olhos da própria comunidade. A atuação é do ator Luciano Wieser.

Os produtores do espetáculo informam que o “Automákina, universo deslizante” apresenta um cenário móvel, resultado de pesquisa inovadora do grupo que propõe levar para a rua um aparato cênico impar em qualidade visual e sonora, uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento por oito metros de altura, o que aumenta a sua dramaticidade. 

“São poucos grupos que pesquisam esta especificidade do teatro com maquinarias, o que resulta em processo rico de arte visual e de intervenção urbana, livre para todo o público”, afirmam.

Destaca ainda a produção que o “Automákina, universo deslizante” traz uma linguagem que mescla o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos fazendo uma metáfora à existência humana. “Trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência.”.

Vinte e duas tartarugas de espécie em risco crítico de extinção nascem em praia de Ilhéus


No Dias da Mães, celebrado neste domingo (13), a natureza deu um show com o nascimento de 22 tartarugas-de-pente na Praia da Avenida, em Ilhéus, no sul do estado. A espécie está na lista de animais sob ameaça crítica de extinção.

O momento especial foi flagrado por integrantes do Grupo de Amigos da Praia (GAP), que faziam a limpeza da praia por volta das 6h. "Foi uma grata surpresa ver os filhotes saindo e indo para o mar", contou o coordenador do GAP, Vinícius Alcântara, que também é policial rodoviário federal.


Alcântara detalha que o grupo já havia identificado o ninho e, como forma de proteção, vinha apagando os rastros deixados pela família de tartarugas para que os ovos não fossem descobertos e usados como alimento por pessoas que caçam na região.


A estimativa do grupo é de que a desova tenha ocorrido há pouco mais de 60 dias. "Agora, elas vão para o mundo, cada uma por si".



Trio é preso com fuzil e drone enquanto se preparava para atacar inimigos no sul da Bahia


Três homens foram presos e um adolescente apreendido em Porto Seguro, sul da Bahia, enquanto se planejavam para atacar rivais na cidade de Santa Cruz Cabrália, na tarde de sábado (12). Com eles a polícia encontrou um fuzil, munições e um drone. Júnior


Corpo de jovem de 23 anos é encontrado em Feira de Santana


O corpo de Cláudio Roberto dos Santos, de 23 anos, foi localizado na manhã deste domingo, 13, próximo ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Feira de Santana, a 109 km de Salvador. 

Segundo informações de moradores ao site Acorda Cidade, o jovem era usuário de drogas e costumava beber em barracas do Centro de Abastecimento do município. Ele foi morto com um tiro na cabeça.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O corpo de Cláudio foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Avião com Amado Batista faz pouso de emergência em Vitória da Conquista

O avião que levava o cantor Amado Batista fez um pouso de emergência na noite do sábado, 12, no aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado. O cantor havia partido da cidade de Goiânia (GO) para se apresentar no Parque de Exposições de Conquista. 

Segundo um funcionário do aeroporto, a aeronave deu 13 voltas no espaço aéreo até conseguir aterrissar com segurança. Um vídeo divulgado pelo Blog do Anderson mostra o momento em que o avião circula antes de pousar. 

A equipe de reportagem encontrou em contato com o supervisor do aeroporto, que disse não ter autorização para passar informações sobre o caso. Já a empresa Socicam, que administra o terminal, não atendeu aos telefonemas da reportagem. Também não foi possível falar com o escritório do cantor, por meio dos números de telefone de São Paulo.

Homem passa mal perto da Faculdade Madre Thaís


Um homem de identidade ignorada acabou passando mal, quando caminhava nas imediações da Faculdade Madre Thaís, na tarde deste domingo. A vítima trajando bermuda jeans e camisa longa branca, caiu agonizando ficando desacordado por alguns minutos. 

Populares que passavam no local acionaram o Corpo de Bombeiros que prestou os primeiros atendimento e, em seguida, encaminhou o homem para emergência do hospital São José. O estado de saúde não foi divulgado.