quarta-feira, 19 de setembro de 2018

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE VÍDEOS DE CAMPANHA DO PT NO FACEBOOK

BRASÍLIA - Em decisão liminar, o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach determinou que o Facebook remova quatro postagens em que o PT promovia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Duas delas estavam no próprio Facebook e duas no Instagram, que pertence ao Facebook. O pedido foi feito pela campanha de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República.

O também ministro substituto do TSE Luis Felipe Salomão já tinha proibido esses vídeos na TV. Na terça-feira da semana passada, Haddad foi oficializado cabeça de chapa, mas as peças publicitárias continuavam disponíveis nas redes sociais.

"Resta patente, a insistência da coligação representada em promover a pessoa de Luiz Inácio Lula da Silva, apresentando-o, secundado por Fernando Haddad, como figura central em material publicitário da campanha presidencial do respectivo partido político, o que seguramente confunde o eleitor", escreveu o ministro em sua sentença.

A decisão foi tomada na última sexta-feira. Nesta segunda, a peças já não estavam mais no ar. O pedido para retirada dos vídeos das redes sociais foi assinado pelos advogados Gustavo Bebianno, Amilton Kufa, Karina Kufa, Tiago Ayres e Renata Mendonça, que trabalham para a campanha de Bolsonaro.

O ministro substituto do TSE Sérgio Banhos mandou suspender a veiculação de outro vídeo transmitido no horário eleitoral gratuito do PT. Na propaganda, várias pessoas leem a "Carta de Lula ao povo". A campanha de Bolsonaro alegou que a peça publicitária estaria promovendo o ex-presidente, em desrespeito à decisão do TSE.

Banhos não concordou. Para ele, "trata-se, como de fácil percepção, de carta de apoiamento do Ex-Presidente Lula a Fernando Haddad". Mas o ministro apontou outro problema na propaganda. O tempo reservado aos apoiadores de Hadadd é de quase 50% do total. E a legislação eleitoral permite um máximo de 25%. Assim, ele determinou a suspensão do vídeo.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




ILHÉUS: ADOLESCENTE TOMBA EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NA CONQUISTA

Um adolescente suspeito de diversos homicídios tombou em confronto com policiais, durante a operação Lâncome desencadeada na manhã desta quarta-feira, 19, na cidade de Ilhéus.

O infrator foi socorrido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu e veio a óbito.  Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, porções de maconha e uma quantia em dinheiro. Corpo foi removido para o departamento de polícia técnica.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




NOVO CHEFE DE COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DO MÉXICO PROMETE REEXAMINAR CASO ODEBRECHT

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O novo chefe de inteligência financeira do México disse ser "vergonhoso" o quão pouco se fez a respeito das propinas que executivos da empreiteira brasileira Odebrecht disseram ter pago para obter contratos de obras públicas no país, e prometeu reexaminar o caso quanto tomar posse.

Santiago Nieto comandará a Unidade de Inteligência Financeira do Ministério das Finanças, que analisa registros financeiros suspeitos, assim que o novo governo de esquerda tomar posse em 1º de dezembro. Ele disse em uma entrevista concedida na semana passada que a unidade foi utilizada com fins políticos, sem dar detalhes.

"É vergonhoso que o México e a Venezuela sejam os únicos países da América Latina que não puniram ninguém", disse ele sobre o caso Odebrecht, que está no cerne da operação Lava Jato e atingiu autoridades de diversos países da América Latina nos últimos anos.

"No caso da Odebrecht, e em qualquer outro caso, a primeira coisa que teríamos que fazer é revisar o que existe na Unidade de Inteligência Financeira relacionado ao caso", disse Nieto, que ainda não tem acesso aos arquivos e registros mantidos pela unidade.

Executivos da Odebrecht admitiram ter pago propinas no México e em diversos países no âmbito de acordo de delação premiada fechado com autoridades brasileiras e internacionais por ocasião da operação Lava Lato. Procuradores mexicanos disseram estar investigando negócios do conglomerado brasileiro com a estatal petroleira Pemex.

A Pemex não quis comentar questões relacionadas à Odebrecht, citando a investigação em andamento. A Procuradoria-Geral do México, o Ministério das Finanças e a Unidade de Inteligência Financeira tampouco quiseram comentar para esta reportagem. A Odebrecht confirmou o recebimento de um pedido de comentário por email, mas não respondeu mais nada.

A revolta com escândalos de corrupção generalizados, incluindo os supostos subornos da Odebrecht, um acordo imobiliário lucrativo envolvendo a família do presidente Enrique Peña Nieto e centenas de milhões de dólares desviados dos cofres públicos por meio de contratos falsos ajudaram o político de esquerda Andrés Manuel López Obrador a conquistar uma vitória folgada na eleição presidencial de julho.

Em sua campanha, López Obrador prometeu reprimir os crimes financeiros e endurecer as regulamentações bancárias, tributárias e de combate à lavagem de dinheiro. Ele deu poucos detalhes de como pretende fazê-lo, mas prometeu dar um exemplo de probidade na Presidência.

No mês passado duas futuras autoridades de governo disseram à Reuters que a Odebrecht pode ser impedida de participar de projetos de obras públicas da próxima gestão. A Odebrecht respondeu que as irregularidades cometidas na empresa não deveriam ser usadas para sancioná-la no México.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




TAXISTA É BALEADO DENTRO DE CARRO, BATE NO FUNDO DE UM ÔNIBUS E MORRE EM SALVADOR

Um taxista foi morto a tiros dentro do próprio veículo, na noite de terça-feira (18), no bairro do Barbalho, em Salvador. Por conta do crime, o táxi em que vítima estava bateu no fundo de um ônibus.

De acordo com informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública, um homem identificado como Danilo Almeida da Paixão, 28 anos, foi morto a tiros dentro do carro, na Travessa Vital Rego, na altura da sinaleira da Água Brusca.

A Comissão dos Taxistas da Bahia confirmou que a vítima realmente era um taxista. Não há informações sobre autoria e motivação do crime.

A Transalvador registrou a ocorrência da colisão entre o táxi e o ônibus no local. Nenhum ocupante do ônibus ficou ferido.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




CHAMADA DE 'MACACA' NOVAMENTE EM REDE SOCIAL, TIA MÁ DESABAFA: 'RACISMO QUANDO NÃO MATA, ENLOUQUECE'


A jornalista e humorista de stand up comedy Maíra Azevedo, conhecida como "Tia Má", foi chamada novamente de 'macaca' nas redes sociais. Em uma publicação no Facebook, na terça-feira (18), ela denunciou o ataque racista que sofreu. [Confira postagem completa ao final da matéria]

Na postagem onde expôs a situação, ela escreveu: "O racismo quando não mata, enlouquece! Para o Racista, a lei! Racismo não é falta de Deus, não é doença, muito menos brincadeira... RACISMO É CRIME! Podem tentar me calar, eu morrerei lutando pelo o que creio! Me chamam de macaca e demonstram quem são os verdadeiros primatas!", desabafou.

O jovem fez o comentário em uma foto publicada pela jornalista. No perfil, que não está mais disponível no Facebook, ele apresenta a foto do nazista Adolf Hitler na capa.


Tia Má conversou com o G1 nesta quarta (19) e disse que aguarda orientações do advogado para saber se vai tomar medidas judiciais contra o jovem, que mora na cidade de Pernambuco.

O comentário racista do jovem foi respondido pela humorista. No texto, a jornalista disse que ele não tem noção do que faz e que afirmou que ia mandar o print do ataque para os pais dele.

"E vc um verme... que precisa chamar uma pessoa de macaca para se sentir um pouco melhor! Um idiota que nem tem noção do que faz... mandando para seus pais o print da sua postagem, para eles saberem que tem um filho criminoso!", respondeu Maíra.


Outro ataque



Não é a primeira vez que a humorista sofre ataques racistas nas redes sociais. Em fevereiro deste ano, Maíra foi chamada de "monkey" (termo do inglês que significa "macaca", em português) por um usuário do Instagram, durante uma transmissão ao vivo.

O caso foi registrado à promotoria de Justiça de Combate ao Racismo do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na terça-feira (27). Na ocasião, o jovem José Raimundo Pita Barreto Junior, de 23 anos, se apresentou na Delegacia dos Barris, acompanhado da mãe e de advogados.

Para a polícia, José Raimundo alegou que sofria de problemas mentais, e que teria ofendido a jornalista depois de um surto.




__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




JUSTIÇA DERRUBA LIMINAR QUE SUSPENDIA COBRANÇA DA TAXA DE ESGOTO EM TEIXEIRA

Teixeira de Freitas: O Tribunal de Justiça da Bahia derrubou no dia 14 de setembro a liminar que suspendia a cobrança da tarifa de esgoto em Teixeira de Freitas. Com a decisão judicial, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) volta a praticar a taxa, que como alegou a justificativa, seria necessária para a empresa manter o serviço do tratamento de esgoto no município.

Nas redes sociais, os vereadores responsáveis pelo ajuizamento da Ação Popular na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teixeira de Freitas contra a Embasa questionaram a rapidez da decisão, que, segundo eles, saiu em menos de cinco dias úteis após a notificação à Embasa, que demorou mais de 30 dias. Outro questionamento dos edis é com relação à falta de um estudo de viabilidade financeira e técnica, fundamentando a utilização do recurso para manutenção do serviço.

Em fevereiro de 2018, o prefeito Timóteo Alves de Brito (PSD) sancionou o projeto de lei de autoria do legislativo, que altera o artigo 1º do Projeto de Lei do Legislativo nº 14 de 15 de maio de 2017, acrescentando a nova redação ao artigo 43 da Lei Municipal nº 694/2013 que passaria a vigorar alterando o parágrafo único e o parágrafo primeiro, acrescentando os parágrafos segundo, terceiro e quarto.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




DOIS HOMENS SÃO ASSASSINADOS A TIROS DE PISTOLA "PONTO 40" EM ITAMARAJU


Itamaraju: A Polícia Civil foi acionada para atender a uma ocorrência de um homicídio e uma tentativa, no interior de um imóvel comercial “Bar do Valadares”, situado na Rua Buerarema, por volta das 13h30 desta tarde de terça-feira, 18 de setembro. Uma guarnição da Polícia Militar de Itamaraju esteve no local, preservando a área até a chegada da Polícia Civil.

A delegada titular, Rosângela Santos, e sua equipe,, realizou o levantamento cadavérico e acionada o através o DPT de Itamaraju, na pessoa do agente público, Anderson Barbosa, para realizar a remoção do corpo. Chegando ao local, a equipe encontrou um corpo sem sinais vitais, do sexo masculino, identificado por Patric Bernardo da Costa, 31 anos de idade, tendo sido atingido por 06 (seis) disparos de arma de fogo, na região do crânio, costas, abdômen e antebraço esquerdo.

Próximo à vítima, foi encontrado 03 (três) projéteis, sendo 02 de "ponto 40" e um balote de espingarda calibre 12. A outra pessoa que foi atingida pelos tiros, foi identificada como sendo, Edson de Oliveira, vulgo “Neguinho”, que chegou a correr em direção à BR 101, foi socorrido pelo SAMU até o Hospital Municipal de Itamaraju, mas, não resistiu e veio a óbito.

Segundo informações de testemunhas, os crimonosos chegaram em um veículo, até o momento não identificado, efetuaram vários disparos contra as vítimas e fugiram. A delegada instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. Os corpos fora necropsiados, e em seguida liberados aos familiares para velório e sepultamento.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




DESAPARECIMENTO DE ITAGIBENSE EM CIDADE DE MG É INVESTIGADO PELA POLÍCIA

O desaparecimento da itagibense Jamile Lima dos Santos que reside atualmente na cidade de Santa Juliana, no estado de Minas Gerais, é investigado pela polícia local. De acordo com familiares, ela sumiu desde o último sábado (15). Eles contam que Jamile saiu de casa para fazer a sobrancelha de uma amiga e em seguida foi ao encontro do seu ex-companheiro para deixar com ele o filho, fruto do relacionamento do casal. 

"Após deixar a criança ela teria informando ao ex-companheiro que iria até uma loja para fazer a  troca de um produto e que retornaria para buscar o filho, o que não aconteceu", contou um parente de Jamile. Até a manhã dessa quarta-feira, dia 19, a itagibense seguia desaparecida. 

A família da jovem reside na localidade conhecida como "Aldeia", no município de Itagibá. Ela reside no estado mineiro há 1 ano e seis meses. Amigos e parentes de Jamile divulgaram telefones de contatos para qualquer informação sobre o paradeiro dela: (34) 8427 - 0398/ (73) 98173 - 0614/ (73) 98233-9370. 

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




CONQUISTA: RECÉM-NASCIDA SOBREVIVE APÓS SER PICADA 5 VEZES POR ESCORPIÃO

Uma bebê recém-nascida em Vitória da Conquista, no sudoeste, sobreviveu após ser picada cinco vezes por um escorpião-amarelo. Segundo o G1, Maria Sofia Silva Ferreira tinha apenas três dias de vida quando foi atacada pelo animal. Ela nasceu no dia 3 de setembro e foi picada no dia 6 de setembro quando já estava em casa no Conjunto Habitacional Campo Verde, no bairro Campinhos.

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar. Depois, a criança foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda. Segundo o laudo médico do hospital, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança.

Ela ficou três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes de ter alta no dia 9 de setembro. Ao G1, a mãe da bebê contou que a casa onde morava estava infestada por escorpiões e, por isso, não poderia voltar para lá. Comovido como caso, um empresário doou seis meses de aluguel em outro imóvel para a família e contratou o pai da bebê que estava desempregado.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




18 CRIMINOSOS DE ILHÉUS E ITABUNA SÃO PRESOS DURANTE OPERAÇÃO

A operação ‘Lâncome’, deflagrada na madrugada desta quarta-feira (19), localizou 18 criminosos integrantes de uma quadrilha com atuação, no Sul da Bahia. Líder da facção, José Alan Conceição Costa Lemos, o ‘Alan Baton’, teve mandado de prisão cumprido, no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. 

Investigados há sete meses pela 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), os criminosos atuavam, na venda de drogas, homicídios, roubos e corrupção de menores naquela cidade e em Itabuna. Alan Baton, mesmo transferido para unidade prisional, na capital, permaneceu dando ordens para facção.

Além dele, também em presídios, nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Barreiras, foram capturados Jorlandio Amaral Feliz, Leandro Santos Lima, Fágner Santana dos Santos, Carlos Alberto Céo dos Santos e Édson Alves dos Santos. Todos continuavam influenciando, nas decisões da quadrilha. “Através de ações de inteligência conseguimos desarticular uma ramificação desta organização criminosa. Continuamos com equipes nas ruas”, explicou o coordenador da 7 Coorpin, delegado Evy Paternostro.

Fora do sistema prisional e também com mandados expedidos, acabaram presos Fábio Ferreira da Silva, Simone Brito da Conceição Gomes, Rafael Santos Brasil, Oziel Santos Menezes, Ilton Goes Santos, Milena Silva de Oliveira Costa, Jéssica Monteiro de Oliveira e ‘Júnior do Gás’ (mesmo com apelido o traficante possuía ordem judicial).

Em um dos mandados de busca e apreensão, no bairro Conquista, um adolescente, suspeito de diversos homicídios, confrontou com as equipes, foi socorrido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, porções de maconha e uma quantia em dinheiro. Em local do mesmo bairro outro traficante foi flagrado também com drogas.

Já no bairro Vilela, dois homens, um deles de prenome Alisson do VILELA (alvo da investigação e do cumprimento da Busca) e o outro ainda não identificado, tentaram escapar do cerco, mas foram flagrados com drogas. 

Antes da deflagração da operação nesta data, as forças de segurança efetuaram prisões em flagrantes com apreensão de Drogas, colete balístico, armas, dentre elas uma submetralhadora. E com ações de inteligências ações da facção visando matar rivais foram evitadas. 

“Importante trabalho conjunto e com êxito devido o bom levantamento das ações desta quadrilha. Intensificaremos o trabalho nestas áreas”, avisou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, major Ricardo Silva, em nomes das outras unidades da Polícia Militar.

Participaram da operação também equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), das Rondas Especiais (Rondesp) Sul, da 6 Coorpin (Itabuna), das 68, 69 e 70 CIPMs (Ilhéus) e do Pelotão da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPA).

O Delegado Evy Paternostro, Coordenador Regional, ressaltou a integração das Forças de Segurança, o acompanhamento do Ministério Público e presteza da 2a Vara Crime da Comarca de Ilhéus.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




MPF DENUNCIA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA POR DESVIO DE R$ 16 MI DA EDUCAÇÃO EM PORTO SEGURO


O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA) denunciou 12 pessoas, dentre servidores públicos e empresários de Porto Seguro (BA), por fraude à licitação, falsidade ideológica, organização criminosa e pelo desvio de R$ 16 milhões em recursos destinados ao transporte escolar do município. 

A denúncia, recebida pela Justiça Federal no último dia 11, é resultado de investigações feitas durante a Operação Gênesis, deflagrada em agosto de 2017 por MPF, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União.

Entenda o caso – De acordo com a ação do MPF, assinada em julho deste ano, os denunciados faziam parte de uma organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e no desvio de recursos públicos destinados ao transporte escolar de Porto Seguro (BA). Para a prática dos crimes, os membros da organização falsificavam documentos e corrompiam agentes públicos – incluindo os gestores dos municípios de Porto Seguro e Eunápolis. 

Ainda segundo o MPF, o valor desviado foi de, no mínimo, R$ 16 milhões provenientes do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, com complementação da União e do Pnate – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, desde 2013.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS


Um homem foi preso, nesta terça-feira (18), em Alagoinhas, localizado a 108 km de Salvador, após ser acusado de ter estuprado uma adolescente. Segundo a Polícia Civil, Odair Nunes Santos teria cometido o crime em abril de 2018, no município de Aramari.

Policiais da Delegacia Territorial (DT) da cidade onde ocorreu o crime cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel que pertence a Odair, enquanto ele tentava fugir.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito tem dois processos por estupro de vulnerável e um por homicídio qualificado. Ele está à disposição da Justiça e será encaminhado ao sistema prisional.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: