sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Vídeo: tempestade desestabiliza pouso de maior avião do mundo



Fortes ventos da tempestade Xavier, que deixou sete pessoas mortas na Alemanha, atingiram o Airbus A380 no aeroporto de Düsseldorf

Enquanto a forte tempestade Xavier atingiu na quinta-feira a região nordeste da Alemanha, onde deixou sete pessoas mortas e 24 feridas, em Düsseldorf os ventos provocados pelo fenômeno desestabilizaram o pouso do maior avião de passageiros do mundo, o A380.

O voo, operado pela companhia aérea Emirates, fazia a rota Dubai-Düsseldorf. Ao se aproximar do aeroporto alemão, o aeronave, com capacidade para cerca de 500 passageiros, foi atingida por fortes ventos cruzados que a fizeram balançar de um lado para o outro da pista até se estabilizar, em uma manobra habilidosa do piloto.

“Já filmei milhares de aterragens em situações de ventos cruzados, em diversos aeroportos da Europa, mas esta foi bastante difícil e extraordinária”, disse Martin Bogdan, que registou o vídeo ao jornal Daily Mail.

“O voo da Emirates EK 55, em 5 de outubro de 2017, aterrissar de forma segura em Düsseldorf, sob fortes ventos cruzados. Em momento algum a segurança dos passageiros e dos tripulantes esteve comprometida”, disse um porta-voz da companhia aérea ao jornal inglês.


Embora tenham cessado, os ventos que castigaram a Alemanha na quinta-feira afetaram os transportes públicos em várias regiões e causaram danos materiais substanciais, especialmente em carros destruídos por árvores que não suportaram o temporal. “Qualquer pessoa que precise usar trens nas cercanias deve buscar outras alternativas. Toda a rede na região tem problemas, há árvores que caíram sobre os trilhos”, disse um porta-voz das ferrovias alemães.


Em todas as pesquisas divulgadas até o momento, o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro aparecem, respectivamente, em primeiro e segundo lugares. Exatamente por isso sofrem duros ataques com o objetivo de desconstrução de suas imagens.

Sem aqui querer avaliar os problemas que Lula enfrenta no Judiciário e que podem impedir a sua candidatura em 2018, o ex-presidente reclama da cobertura dada pela grande imprensa. A situação é considerada tão séria que a sua assessoria criou a "TV Lula".

Desde maio, uma equipe de profissionais da área de comunicação produz vídeos para alimentar as páginas "A Verdade de Lula" nas redes sociais. Os vídeos têm duração de dois a cinco minutos. A maioria dos filmes tem entre 5 mil e 20 mil visualizações, com picos de 200 mil em alguns casos.

Jair Bolsonaro, por sua vez, é capa da Veja deste final de semana, com o título "A ameaça Bolsonaro". Embora não tenha a influência do passado, uma reportagem nessa linha serve para divulgação nas redes sociais.

E qual o objetivo? Ora, a revista tem uma queda pelo PSDB. Além disso, o mercado financeiro e o empresariado paulista quer emplacar na Presidência da República, pós Michel Temer, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou, principalmente, o prefeito da capital, João Doria (PSDB-SP).

É a partir daí que surge todo o trabalho de desconstrução de imagens e de reputações. Talvez este seja o único momento em que Lula e Bolsonaro transitem em uma mesma linha, por isso os mais ricos querem enfraquecê-los e até tirá-los das eleições de 2018.

Lula porque representa o estado de bem estar social, uma visão voltada para os mais pobres. Bolsonaro é uma incógnita que cresce com o clima de intolerância e de insatisfação contra as instituições que não garantem direitos básicos, caso da violência.

O que os super-ricos da avenida paulista desejam é um presidente que dê continuidade ao plano econômico do governo de Michel Temer. Embora com visões totalmente divergentes sobre o Brasil, Lula e Bolsonaro não são essa garantia, ao contrário de Alckmin e Doria.

Mãe envia bilhete na agenda escolar da filha para denunciar cárcere privado: 'Caso de vida ou morte'



Professora da criança, que tem necessidades especiais, encontrou o bilhete e acionou a Polícia Militar em Sorocaba (SP). Auxiliar de pintor foi preso em casa e negou a denúncia. 

Um auxiliar de pintor de 39 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (6), suspeito de manter a esposa, de 36, em cárcere privado no bairro Vila Azzi, em Sorocaba (SP).

De acordo com a Polícia Civil, a denúncia foi feita por meio de um bilhete levado para a escola pela filha da vítima, de 6 anos, e recebida pela professora. O papel estava escondido na agenda escolar da criança e foi encontrada pela professora, que acionou a Polícia Militar. (Confira o bilhete na íntegra abaixo)

A equipe seguiu até a casa da família e foi atendida pelo suspeito. De imediato, ele negou a denúncia e disse que tudo não se passava de um mal entendido. Entretanto, os policiais viram a mulher nos fundos da residência e chamaram-na para explicar a situação.

A vítima relatou que era constantamente agredida, já tinha sofrido uma tentativa de estrangulamento e era ameaçada com faca. Ela também contou que o homem tirou dela a chave da casa e o celular. O casal estava junto há seis meses.

O suspeito foi levado no plantão norte, onde depôs e negou novamente o crime. A polícia registrou boletim de ocorrência por violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha, cárcere privado e sequestro e ameaça.

A vítima preferiu permanecer na casa com a menina, que não é filha do companheiro e possui necessidades especiais.

Confira o bilhete na íntegra

"Bom dia, preciso de ajuda, por favor, é urgente. Ligue nesse número, é do meu filho. Passe esse endereço para ele. Pede para ele vim acompanhado com alguém, é caso de vida ou morte. Estou correndo perigo até de vida."

Justiça Federal manda soltar Cesare Battisti

A Justiça Federal mandou soltar o ativista italiano Cesare Battisti, preso nesta semana em Corumbá, Mato Grosso do Sul, após ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele foi detido quando tentava atravessar a fronteira com a Bolívia. A decisão foi proferida pelo desembargador José Lunardelli, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, sediado em São Paulo. O despacho ainda não foi divulgado.

Mais cedo, a defesa de Battisti pediu ao Supremo que impedisse eventual decisão do governo brasileiro de extraditá-lo para Itália. O pedido de extradição ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo brasileiro, mas autoridades italianas já afirmaram que mantêm conversas com o Brasil para garantir a devolução de Battisti, que obteve visto de permanência após decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o manteve no país.

A prisão de Cesare Battisti ocorreu no momento em que a Itália busca sua extradição junto ao governo brasileiro. Na quarta-feira (4), após o anúncio da prisão, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, disse,, por meio de uma rede social, que está trabalhando com as autoridades brasileiras para garantir a extradição. Os contatos não são confirmados oficialmente pelo Brasil.

Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Ele chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois. O governo italiano pediu a extradição de Battisti, aceita pelo Supremo. Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil e o ato foi confirmado pelo STF.

A Corte entendeu que a última palavra no caso deveria ser do presidente, porque se tratava de um tema de soberania nacional. Battisti foi solto da Penitenciária da Papuda, em Brasília, em 9 de junho 2011, onde estava desde 2007. Em agosto daquele ano, o italiano obteve o visto de permanência do Conselho Nacional de Imigração.

Vigia que ateou fogo em creche é enterrado sem velório nem presença de parentes



Soares dos Santos foi enterrado na mesma cova do pai, que morreu há três anos; família do vigia teve medo de retaliação e optou por não divulgar informações sobre o sepultamento.

O vigia Damião Soares dos Santos, que ateou fogo em uma creche em Janaúba (MG), matando crianças e uma professora, foi enterrado na tarde desta sexta-feira (6) em uma cerimônia discreta, sem seus familiares. Estavam presentes apenas os funcionários da funerária, de acordo com o gerente do cemitério, Miguel Fernandes Vasconcelos.

O crime aconteceu na quinta-feira (5). Damião jogou álcool no local, depois ateou fogo nas crianças e nele mesmo. Sete alunos morreram; o vigia morreu cinco horas após o crime.

Ainda de acordo com o gerente, o corpo de Damião foi sepultado na mesma cova de seu pai, que morreu em 5 de outubro de 2014. "Só tinha a funerária aqui. Ninguém compareceu, nem da família nem amigo, se caso ele tivesse".

A Polícia Civil informou que a família optou por não velar o corpo e não divulgar informações sobre o enterro por medo de retaliações.

Enterro de professora

O enterro de Damião aconteceu minutos antes do cortejo com o corpo da professora Helley Abreu Batista sair pelas ruas da cidade. Uma multidão acompanhou o caminho até o cemitério. A professora teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital. Segundo a polícia, ela lutou com o autor do crime para tentar salvar alunos.

O gerente do cemitério afirmou que algumas pessoas que estavam no local, aguardando a chegada dos corpos da professora e de Renan Nicolas Santos, um dos alunos que morreram no ataque, desconfiaram que se tratava do sepultamento do vigia.

"As pessoas não sabiam quem era, mas alguns perguntaram, suspeitaram, e comentaram que ele [Damião] não poderia ser sepultado no mesmo cemitério onde estavam as vítimas", disse.

Apesar de ter sido enterrado na cova do pai, por enquanto não há uma cruz de identificação para Damião. A funerária disse que o acerto financeiro para o enterro foi feito pelo telefone, mas não informou valor e nem quem pagou o sepultamento.

Emenda da senadora Lídice da Mata garante implantação da Vila Gastronômica do Banco da Vitória



A obra de duplicação da Rodovia Jorge Amado, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna – cujo contrato será assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa, na próxima segunda-feira terá um retorno para acesso à Vila Gastronômica do Banco da Vitória, projeto de qualificação comercial e turística daquela área, que está prestes a ser executado. O prefeito Mário Alexandre lembra que os recursos, provenientes de emenda parlamentar da senadora Lídice da Mata, já estão garantidos e que agora só falta a visita técnica do engenheiro da Caixa Econômica ao local, para autorizar a licitação da obra.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, na última reunião de adequação do projeto executivo da Vila Gastronômica Banco da Vitória, quinta-feira, em Salvador, os representantes da Caixa admitiram que essa visita técnica pode ocorrer dentro dos próximos vinte dias. Estiveram presentes também, o coordenador da Superintendência de Investimentos (SUINVEST) da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), Marcus Miranda, GMC do Município de Ilhéus, Cláudia Nolasco, Engenheiro Projetista,Adebaldo Rodrigues, e coordenador GGOV da CEF,Márcio Reis.

Durante a reunião, os representantes da Caixa aprovaram o memorial descritivo do projeto de qualificação, que abrangerá um trecho de quase dois quilômetros, com piso intertravado, zonas de estacionamento, paisagismo, iluminação e pórtico de entrada. O secretário Roberto Lobão explica que o projeto surgiu há cerca de sete anos, mas só agora a Prefeitura conseguiu destravá-lo, após reuniões realizadas pelo prefeito Mário Alexandre em Brasília e Salvador.

Apelo turístico – O Projeto Vila Gastronômica do Banco da Vitória pretende formatar um novo produto turístico no município, tornando o local um ponto de serviços importante na oferta e valorização de bares e restaurantes. Lobão comenta que existe uma demanda espontânea para o polo de serviços de Banco da Vitória. “Cerca de 70 por cento dos consumidores do local são provenientes de outros municípios”, afirma. 

A gastronomia oferecida em Banco da Vitória é baseada em pratos com o calambau, o conhecido Camarão Pitu, moquecas, mamilo e outras carnes, e até derivados do milho. Atualmente, onze restaurantes funcionam naquela área. Além disso, há comércio de coco e diversas frutas, artesanato e outros serviços.

O secretário acrescenta que o projeto de qualificação da Vila Gastronômica também inclui a capacitação e treinamento da mão de obra disponível e dos próprios empreendedores, através de parceria com o Sebrae. “A nossa perspectiva é que a Vila seja um equipamento turístico mais atrativo e se transforme na porta de entrada à cidade”, salienta.

Homem é baleado no Daniel Gomes, em Itabuna

Bernardino Pinto Rodrigues, de 35 anos, morador da Rua São Luiz, bairro Daniel Gomes em Itabuna, foi baleado no início da manhã desta sexta-feira (6), por volta das 4:30, no mesmo bairro em que reside.

A vítima foi alvejada com  disparos no Peito, abdômen e pescoço, sendo socorrida em carro particular para o Hospital de Base.


Não há informações sobre a motivação e autoria do crime.

Moto de autoescola é tomada de assalto em Itabuna



Uma moto da autoescola Jaçanã, plotada, de placa policial PJM-7458, cor vermelha, foi tomada de assalto na noite desta sexta-feira (6), por volta das 19h,  no Núcleo Habitacional da Ceplac, em Itabuna.

Segundo informações, os indivíduos estavam em uma moto Biz vermelha, sem farol e de placa não identificada.

Quem tiver informações sobre o veículo, entrar em contato com a polícia através do 190.

ITABUNA: MINISTRO DOS TRANSPORTES CANCELA VISITA A CIDADE



O Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, cancelou oficialmente a viagem a Itabuna prevista para a próxima segunda-feira (9). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Ministério dos Transportes ao blog Políticos do Sul da Bahia.

O ministro viria a Itabuna para assinar, junto ao governador Rui Costa, a ordem de serviço para duplicação dos 26 quilômetros da rodovia que liga a cidade de Itabuna a Ilhéus.

ITABUNA: FERNANDO GOMES VAI CONCEDER ENTREVISTA BOMBÁSTICA AO PROGRAMA RESENHA DA CIDADE



O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, concederá uma entrevista bombástica na manhã deste sábado (7) no Programa Resenha da Cidade, apresentado por Roberto de Souza, na Rádio Nacional de Itabuna. O programa vai ao ar às 10h.

O prefeito promete fazer uma avaliação dos seus 10 primeiros meses de governo, bem como falar sobre o cenário político  e administrativo da cidade e sobre o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral.

“A BAHIA É MAIOR DO QUE A MESQUINHEZ DE ALGUNS”, DIZ RUI COSTA



Em vídeo publicado em suas redes sociais, o Governador da Bahia Rui Costa (PT) garantiu que fará a obra de duplicação da Rodovia Ilhéus/Itabuna, seja com recursos federais ou estaduais.

Ao convidar a população do sul da Bahia para o ato de assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação e a ordem de serviço, Rui mandou um recado direto para seu maior opositor no estado, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e seus aliados.


“A Bahia é muito maior do que a mesquinhez de alguns”, disse o governador se referindo ao boicote na liberação de empréstimo de R$ 600 milhões a Bahia e a articulação para que o ministro dos transportes Mário Quintella, não compareça a cerimônia nesta segunda-feira, 9.

Com ambulâncias sucateadas e problemas estruturais, funcionários do Samu de Ilhéus fazem paralisação de 24h


Apenas 30% do efetivo estão trabalhando nesta sexta-feira (6) na cidade, no sul da Bahia.

Os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, paralisaram as atividades nesta sexta-feira (6), em protesto contra as más condições de funcionamento do serviço de socorro no município. Apenas 30% do efetivo está em atividade, segundo a categoria.



Os funcionários denunciam que as ambulâncias usadas para atender à população estão sucateadas, com a suspensão solta, pneus carecas, sem cinto de segurança e sem oxigênio nos cilindros. Além disso, segundo a categoria, o rádio e o telefone da base do Samu na cidade estão quebrados, além de não haver estrutura para higienização das macas após o atendimento.

"A sala de higienização deveria ter um tanque e uma pessoa de serviços gerais para fazer essa higienização. Existe apenas uma mangueira. Quando chegam os dejetos com sangue, são os próprios funcionários, socorristas, técnicos de enfermagem, que fazem esse trabalho, que deveria ser feito por um assistente de serviços gerais", denunciou Joaques Silva, presidente do Sindicato Funcionários Públicos de Ilhéus.



De acordo com a categoria, o serviço de atendimento possui seis ambulâncias no município, sendo quatro básicas e duas avançadas, mas apenas uma básica e uma avançada estão em operação. As demais, conforme os trabalhadores, não funcionam. Também estão paradas as duas motocicletas do serviço, porque não estão habilitadas pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Elisangela Oliveira, informou que está tomando providências urgentes pra resolver esses problemas com o serviço e que esteve com o ministro da Saúde para tratar sobre o assunto.

“A gente está tentando junto ao Ministério da Saúde. Inclusive, vim de Brasília ontem, onde estava com o ministro da Saúde, e ele garantiu a vinda das ambulâncias novas", contou. "Nós estamos alugando duas ambulâncias novas para dar suporte. Nós já estamos mudando de local. Final do ano a gente já está em uma unidade nova, restabelecendo a questão funcional, dando qualidade aos profissionais”, completou.

Além de atender aos moradores da cidade, o Samu de Ilhéus presta socorro às populações de outras cidades da região, como Una, Gandu, Arataca, Teolândia, Valença, Uruçuca e Itacaré.


Varanda em construção desaba e idosa de 82 anos é retirada sem ferimentos de imóvel em Itabuna



A varanda de uma casa desabou, na manhã desta sexta-feira (6), no bairro Califórnia, na cidade de Itabuna, sul da Bahia. Ninguém ficou ferido. O imóvel, que tem dois pavimentos, foi isolado e os moradores, entre eles uma idosa de 82 anos, foram retirados.

Segundo a Defesa Civil, o desabamento ocorreu por conta da estrutura da construção ter sido feita de maneira irregular. "Foi uma autoconstrução, sem acompanhamento técnico. Não tem vigamento correto e os ferros usados são inapropriados", disse o coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Yuri Bandeira.

A idosa morava no primeiro pavimento e outro homem morava em cima. Os imóveis vizinhos não correm risco de desabar.

A Defesa Civil orientou que o morador fizesse adequações na construção e comprovasse por meio de laudo técnico as condições estrututais do imóvel, para que volte a ser ocupado.

POLICIA ENCONTRA VEÍCULOS USADOS NO ASSALTO AO BB DE BUERAREMA QUEIMADOS



A policia continua a perseguição aos bandidos que explodiram a agência do Banco do Brasil na madrugada desta terça-feira, 3, no município de Buerarema (Relembre).

Através de informações, agentes encontraram os dois veículos utilizados pelos bandidos na fuga, em uma estrada de chão que leva Buerarema a São José da Vitória. Por meio das placas dos veículos, OEJ – 5353 de Aracaju-SE e JKE-9329 de Uberlândia-MG, a polícia procura mais pistas que possa levar a identificação e captura dos assaltantes.

Bolsonaro é recebido como 'popstar' em meio a quebra-quebra e confusão em Belém



"Fecha tudo, tudo. Estão derrubando o portão. Corre porque eles vão invadir", gritava um segurança, desesperado. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se aproximava de um salão de eventos em Belém (PA), onde daria uma palestra para seus fiéis seguidores.

A carreata dobrava a esquina e o aviso do vigilante surgiu tarde demais. Os seguidores do pré-candidato a presidente da República tiveram um momento 'black bloc' - grupo que prega depredação do patrimônio - e quebraram os portões e uma vidraça do salão de eventos onde o parlamentar falaria.

Bolsonaro visitou a cidade no início das festividades do Círio de Nazaré, romaria com dois milhões de fieis em homenagem à Nossa Senhora do Nazaré. A procissão atraiu políticos em busca de visibilidade: o deputado e o presidente Michael Temer (PMDB) visitaram a cidade na quinta. Na sexta, o prefeito de São Paulo e apontado como pré-candidato à Presidência, João Doria (PSDB), também desembarca em Belém. 

No aeroporto, Bolsonaro foi recebido por milhares de pessoas - parecia um "popstar". Nos discursos que proferiu durante o dia, destacou várias vezes que "não é candidato" - uma maneira de driblar a lei eleitoral que proíbe campanha antes da hora.



Foi a primeira vez que ele visitou Belém nos últimos dois anos. O evento foi organizado pelo deputado federal Éder Mauro (PSD), ex-delegado no Pará.

O espaço da palestra, alugado por R$ 9 mil, tinha capacidade para mil pessoas, mas 8 mil ingressos foram distribuídos gratuitamente pela internet. A maioria não conseguiu entrar, revoltou-se com os seguranças e tentou invadir a casa. A polícia não apareceu.

"Ninguém imaginava que viria tanta gente", disse uma organizadora.

Portões e vidro abaixo

Antes de a carreata chegar, o público de milhares de pessoas se espremia e se empurrava. Muita gente com ingresso na mão reclamava da organização do evento, pois não conseguiria entrar para ver o discurso do ídolo da direita conservadora.

Um vendedor ambulante discutiu com um militante. Alguns homens expulsaram o camelô da porta do salão. "Vai morrer, vai morrer", gritou a multidão.

No portão, o estudante do ensino médio Daniel Guerra, de 18 anos, mostrava seu ingresso. "Pensei que conseguiria entrar, agora estou frustrado de ficar de fora". 

Em massa, os partidários do deputado, a maioria jovem, empurraram a primeira barreira de portões, que foram quebrados. Uma vidraça se estilhaçou.

Do lado de dentro, a gerente do salão, Janete dos Santos, gritava: "Vamos cancelar, avisa todo mundo que cancelamos o evento. Cadê a polícia? Estamos sendo coagidos, ameaçados".

Ela queria cancelar a palestra, com medo de mais danos ao patrimônio da empresa. Enquanto isso, organizadores tentavam convencer os donos do espaço a manter o evento, aos berros. Do lado de fora, os seguidores do deputado batiam nos vidros e na segunda barreira de portões - que ficaram amassados.
'Mito, mito, mito'

Dentro do mesmo prédio, há uma cervejaria que pertence ao mesmo grupo. Ela precisou ser fechada - o happy hour foi cancelado. "Era melhor a gente nem ter alugado. Nem dá para calcular esse prejuízo."

Quando o carro de som de Bolsonaro chegou ao local, uma chuva torrencial atingiu o centro de Belém. O público pulou como se estivesse em um estádio, aos gritos de "mito, mito, mito", - apelido do deputado entre seus seguidores.

Em meio a multidão, Bolsonaro, encharcado, primeiro falou do lado de fora mesmo. No discurso, similar ao que posteriormente fez dentro do espaço alugado, o político voltou ao seus temas favoritos - e que levam à alegria seu público. Pediu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu o fim restrição ao porte de armas no país, fez elogios à ditadura e críticas à imprensa - que o persegue, segundo ele.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana mostrou que, no cenário em que Lula disputa as eleições de 2018, o petista lidera com 36% das intenções de voto; Bolsonaro tem 16% e Marina Silva (Rede), 14%.

O parlamentar também elogiou a Polícia Militar e fez críticas à exposição "Queermuseu", cancelada no Rio Grande do Sul, e a uma performance do Museu de Arte Moderna de São Paulo que virou polêmica depois que uma criança tocou a mão e os pés de um homem nu. "No meu governo, exposição de depravado não vai ganhar dinheiro de Lei Rouanet."

Bolsonaro também falou que, em um eventual governo seu, proprietários de terra vão poder se defender de invasões com fuzis.

"A lei da propriedade é sagrada. Invadiu, fogo neles", disse. 
Conheça a versão espanhol da musica: "Você partiu meu coração"

Recibos de Lula são ‘ideologicamente falsos’, afirma MPF



Em pedido apresentado ao juiz Sergio Moro, força-tarefa da Lava Jato quer esclarecimento sobre assinaturas e possíveis adulterações de comprovantes

A força-tarefa da Operação Lava Jato, no Paraná, afirmou ao juiz federal Sergio Moro que “sem margem à dúvida” os recibos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comprovar o pagamento de aluguel do apartamento 121, do edifício Hill House, em São Bernardo do Campos (SP), são “ideologicamente falsos”. O Ministério Público Federal, no Paraná, entrou com um incidente de falsidade para apurar a autenticidade dos documentos apresentados pela defesa do ex-presidente.

“Sem margem à dúvida que os recibos juntados pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva são ideologicamente falsos, visto que é simulada a relação locatícia representada pelo engendrado contrato de locação”, afirmou o Ministério Público Federal (MPF)

Lula é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação penal sobre supostas propinas da Odebrecht. Para os procuradores, a companhia custeou a compra do apartamento, em nome do engenheiro Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente.

Na mesma ação, o petista responde por também ter supostamente recebido da empreiteira terreno onde seria sediado o Instituto Lula, no valor de 12,5 milhões de reais. A Lava Jato afirma que não houve pagamento de aluguel entre fevereiro de 2011 e pelo menos novembro de 2015, do imóvel vizinho a Lula, em São Bernardo. Lula nega irregularidades.

Recibos

No dia 25 de setembro, a defesa do ex-presidente apresentou documentos que contestam a versão dos procuradores. Os advogados de Lula anexaram um contrato da ex-primeira-dama Marisa Letícia com Glaucos da Costamarques, dono do imóvel no cartório, e recibos de pagamento. Dois dos comprovantes apresentam datas que não existem no calendário. Parte dos documentos ainda apresenta os mesmos erros de ortografia.



Ao pedir investigação sobre os comprovantes, a Procuradoria afirmou ser “imperativa” a realização de uma perícia “para aclarar aspectos pontuais com relação à confecção dos recibos de que se trata, considerando que foram apresentados perante o Poder Judiciário, no curso da ação penal”.

“Efetivamente, urge (i) esclarecer se os recibos apresentados pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva foram firmados por Glaucos da Costamarques; (ii) tendo sido firmados por Glaucos da Costamarques, identificar o momento em que foram apostas as assinaturas em cada qual, deslindando quando os recibos foram confeccionados; e (iii) verificar se houve adulterações e/ou montagens desses documentos”, solicitou a força-tarefa da Lava Jato.

Os recibos apresentados por Lula batem de frente com o depoimento de Glaucos da Costamarques, cuja defesa afirma que “o primeiro aluguel efetivamente recebido, ocorreu em novembro de 2015; tendo, após, recebido todos os alugueres até atualmente, excetuando-se, ao que se recorda, o aluguel referente a fevereiro de 2017, possivelmente em razão do falecimento da Sra. Marisa Letícia Lula da Silva”. Costamarques alega ter sido procurado por José Carlos Bumlai “no sentido de adquirir um imóvel em um edifício em São Bernardo do Campo – SP, em seu nome, uma vez que não contava com recursos necessários para fazê-lo pessoalmente”.

“Como razão primordial, informou a Glaucos que precisava atender a um pedido da sra. Marisa Letícia Lula da Silva, preocupada com o fato de alguém poder interessar-se pelo imóvel, que era localizado no mesmo andar, e em frente, ao apartamento que servia de residência ao ex-presidente e sua esposa, cuja privacidade poderia ser comprometida”, afirmam os advogados do suposto laranja. Os defensores de Costamarques ainda dizem que ele foi orientado a “procurar ao Dr. Roberto Teixeira, que trataria da documentação necessária relativamente à aquisição do imóvel e do contrato de locação”.

“O pagamento de alugueres, esclareça-se, só começou a ocorrer após visita do Dr. Roberto Teixeira ao defendente, quando este estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Glaucos se submeteria a intervenção cardiovascular. Foi nesta visita que o referido advogado informou-o de que os alugueres passariam a ser pagos regularmente”, sustentam os advogados.

A defesa de Costamarques tem reiterado que, no dia seguinte à visita de Roberto Teixeira, ele recebeu a visita do “contador João M. Leite, que foi colher as assinaturas nos recibos, referentes ao ano de 2015”. O juiz federal Sergio Moro determinou que o hospital entregue os registros das visitas do compadre de Lula e do contador a Glaucos Costamarques.

Manuscrito do "Livro de Mórmon" se torna o mais caro já vendido



O manuscrito do Livro de Mórmon foi vendido para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por 35 milhões de dólares, estabelecendo o que se acredita ser um novo recorde no comércio de textos. O documento é uma cópia do original ditado por Joseph Smith, de acordo com o jornal Deseret News.

Até então, o recorde pertencia a Bill Gates, que em 1994 pagou 30,8 milhões de dólares pelo manuscrito do "Codex Leicester," de Leonardo Da Vinci. A instituição disse que "doadores generosos" permitiram adquirir o documento e que planejam exibir os manuscritos ao público nos próximos meses.

O revendedor de livros raros Rick Gekoski também não conseguiu nomear outra obra que tenha sido vendida por uma quantidade maior: "Parece um preço incrivelmente alto. Certamente, há muitos itens que podem valer mais, como os Pergaminhos do Mar Morto, uma das quatro Magna Cargas originais ou talvez um manuscrito de Hamlet", acrescentou.

Apresentador do SBT é assassinado e corpo é encontrado em casa



O apresentador Luciano Batista dos Santos, mais conhecido como Lu Brasil, da TV Vale do Xingu, emissora afiliada ao SBT no Pará, foi encontrado morto, com sinais de agressão, na casa onde morava, em Altamira. A informação foi confirmada pela rede televisiva em nota oficial e a investigação ocorre na Polícia Civil de Altamira.

Amigos fazem vídeo em homenagem a apresentador do SBT assassinado

"É com profundo pesar que a Vale do Xingu comunica o falecimento do apresentador Luciano Sandrone - o Lu Brasil. É com tristeza que informamos aos seus ouvintes e telespectadores a notícia. Luciano fazia parte da empresa desde 2014, à frente do programa Vale music, além de participar das programações da 93.1 FM", informou a emissora em nota nas redes sociais. "A diretoria deixa aqui registrados os mais sinceros pêsames e deseja força à família, amigos e colegas de trabalho neste momento difícil", conclui a publicação.

Segundo a emissora, o jornalista foi visto pela última vez no último domingo (24), quando foi à igreja. Após a ausência no trabalho nos dias seguintes, colegas decidiram ir até a casa dele, encontraram a residência trancada e chamaram a polícia após identificarem forte odor no local. O corpo de Lu Brasil foi encontrado por agentes do Centro de Perícias Renato Chaves já em avançado estado de decomposição, com uma rede enrolada no pescoço e sinais de agressão.

A suspeita é que o apresentador tenha sido assassinado, ao menos, 48 horas antes de ser encontrado. Segundo os peritos, foram encontrados indícios de luta corporal na residência do apresentador. Em matéria, a TV Vale do Xingu informou que as autoridades estão utilizando as câmeras de segurança dos arredores para ajudar a identificar o suspeito do crime.

Em nota, a Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX) se pronunciou cobrando as investigações do caso e manifestando solidariedade aos familiares e amigos. "O apresentador era um comunicador descontraído e carismático. Os profissionais da comunicação esperam que as autoridades consigam elucidar o caso o mais breve possível, uma barbárie contra um profissional da imprensa e um crime que mais uma vez abala a população desta cidade", afirma o texto.

Repórter japonesa morreu depois de acumular 159 horas extras em um mês

Este caso evidencia o problema conhecido como "karoshi", a morte por excesso de trabalho, em um país famoso por suas jornadas de trabalho intermináveis

O canal estatal japonês NHK se comprometeu a modificar suas práticas de trabalho após a revelação de que uma de suas repórteres faleceu, vítima de um ataque cardíaco, depois de acumular 159 horas extras em um mês.

Miwa Sado, de 31 anos, que trabalhava na editoria política em Tóquio, foi encontrada morta em sua cama em julho de 2013.

Um ano depois, as autoridades japonesas concluíram que a morte foi provocada por uma quantidade excessiva de horas extras. Ela teve apenas dois dias de descanso no mês que precedeu o falecimento.

A NHK decidiu divulgar o tema quatro anos depois da tragédia, pressionada pelos pais da jovem repórter, que exigem medidas para evitar casos similares.

Este caso evidencia o problema conhecido como "karoshi", a morte por excesso de trabalho, em um país famoso por suas jornadas de trabalho intermináveis. E é constrangedor para a NHK, que faz campanha contra a prática.

Miwa Sado cobriu as eleições para a Assembleia da cidade de Tóquio em junho de 2013. No mês seguinte trabalhou na cobertura das eleições para o Senado e faleceu três dias depois da votação.

A notícia deixou o país consternado, depois que o canal NHK fez muitas reportagens de casos parecidos ocorridos em diversas empresas.

"Lamentamos ter perdido uma excelente jornalistas e levamos muito a sério o fato de que foi detectado um vínculo entre sua morte e o trabalho", afirmou o presidente da NHK, Ryoichi Ueda.

"Vamos continuar trabalhando a favor de uma reforma, com a ajuda de seus pais", completou.

Justiça de MS determina prisão preventiva de Cesare Battisti

 

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou a prisão preventiva do italiano Cesare Battisti. Na quarta-feira (4), ele foi detido ao tentar sair do Brasil com dinheiro não declarado. Segundo a Justiça, Battisti poderia estar fugindo do país.

Cesare Battisti foi levado da sede da Polícia Federal em Corumbá até a Justiça Federal. Na audiência de custódia, ele disse que estava indo à Bolívia fazer compras e confirmou que não tinha autorização para sair do Brasil.

“Eu achava que esse centro comercial estava em zona internacional, que ainda não era território boliviano”, disse.

Battisti foi detido na fronteira com a Bolívia com US$ 6 mil e 1,3 mil euros não declarados, o equivalente a R$ 24 mil, acima do permitido pela lei brasileira.

A audiência durou pouco mais de uma hora e foi por videoconferência. Cesare Battisti estava em Corumbá acompanhado por um advogado de defesa na Justiça Federal.

Em Campo Grande um outro advogado acompanhou todos os trabalhos diante do juiz. O juiz Odilon de Oliveira entendeu que Battisti estava tentando fugir do Brasil para a Bolívia e decretou a prisão preventiva dele.

O juiz Odilon de Oliveira afirmou na decisão que há indícios da prática de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Para ele, o fato de o custodiado estar se dirigindo ao território estrangeiro sem a autorização do governo brasileiro deve ser levado em consideração.

O juiz Odilon de Oliveira segue afirmando que, ao menos em caráter provisório, Cesare Battisti procurava se evadir do território nacional, temendo ser efetivamente extraditado.

“Se o refugiado tenta ou consegue sair do território nacional, ele perde a condição de refugiado de acordo com a lei brasileira”, disse o juiz.

O ex-ativista de esquerda Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas na década de 70.

Escapou da prisão e chegou ao Brasil em 2004. Preso em 2007, recebeu do governo refúgio no Brasil. O Supremo autorizou a extradição dele para a Itália, mas o então presidente Lula negou.

Segundo a agência de notícias italiana Ansa, o Ministério da Justiça da Itália afirmou que está determinado a levar Battisti de volta para lá.

A defesa de Cesare Battisti pediu que o Supremo Tribunal Federal suspenda qualquer procedimento relacionado à extradição do italiano, até que a Corte julgue um habeas corpus.

A defesa afirma que Battisti foi tratado de forma tendenciosa e diferenciada pelas autoridades de Mato Grosso do Sul, porque foi o único dos três detidos a ter a prisão preventiva decretada.