sexta-feira, 2 de novembro de 2018

SIMPI PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NA 1º VARA DA FAZENDA PÚBLICA EM DEFESA DOS PROFESSORES EM DESVIO DE FUNÇÃO


Após a ocupação da Secretaria Municipal de Educação, ocorrida ontem, 31/10, por parte dos professores em situação de desvio de função, que estão há dois meses sem receber os seus salários, o Juiz de Direito da 1º Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Dr. Ulysses Mainardi, intimou o Governo Municipal e a representação do Sindicato do Magistério – SIMPI para uma audiência de conciliação, que ocorreu na manhã desta quinta, 01 de novembro. O objetivo do magistrado era compreender os motivos da ocupação e propor um acordo entre as partes.

De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, a ocupação foi uma medida extrema, uma vez que 157 professores em situação de desvio de função estão sem qualquer previsão para recebimento dos seus salários. “Nossos colegas estão passando necessidades. Muitos precisam comprar remédios, pagar aluguel, comprar alimentos e estão com dois meses de salário atrasado. Tínhamos que pressionar o Prefeito de alguma forma”, afirma a sindicalista.

O Governo, por sua vez, continua alegando falta de recursos para pagamento dos servidores, mas se comprometeu a pagar parcialmente o salário de setembro, até o final da próxima semana. Vale frisar que a pressão exercida pelos professores fez com que o Prefeito devolvesse a autonomia à Secretária de Educação para promover as negociações. 

Nesta toada, a Secretária encaminhou novo ofício ao SIMPI informando que o Prefeito está disposto a pagar o 13º salário no mês de novembro, caso a greve chegue ao final. Para a presidente do sindicato, essa é mais uma proposta indecorosa, tendo em vista que será pago apenas o restante do décimo, pois os servidores já fazem jus à primeira parcela do décimo no mês de aniversário. 

Além disso, no comunicado não há qualquer previsão de pagamento de salário e décimo dos professores em desvio de função, como também qualquer nova proposta de reajuste aos professores de níveis II e III.

Diante deste cenário, a Diretoria do SIMPI convoca a categoria para uma nova assembleia na terça-feira, 06/11 às 14h:30min no auditório do sindicato. “Estaremos analisando o novo posicionamento do governo e discutindo os rumos de nossa greve, que está prestes a completar dois meses”, conclui Carminha Oliveira.

Fonte: ASCOM SIMPI