sábado, 13 de outubro de 2018

BICAMPEÃO OLÍMPICO É ACUSADO DE DESVIAR DINHEIRO DE DELEGAÇÃO DO QUÊNIA NA RIO 2016

Bicampeão olímpico e ex-fundista, o queniano Kipchoge Keino foi acusado, neste sábado, pelo Ministério Público do páis africano, de uso inapropriado das verbas destinadas à delegação do Quênia nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo a acusação, o ex-atleta e o então Ministro dos Esportes, Hassan Wario, desviaram aproximadamente 545 mil dólares - 55 milhões de Xelins, moeda local.

Kenio esteve no Rio de Janeiro como presidente do Comitê Olímpico do Quênia e, na cerimônia de abertura, recebeu das mãos do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) uma homenagem inédita. O Prêmio Louros Olímpicos, criado exatamente para reconhecer atleta e ex-atletas por conquistas em atividades sociais, foi entregue ao ex-fundista no Maracanã (veja o vídeo abaixo).

Além do ex-atleta e do Ministro dos Esportes, outros dois nomes foram citados pelo Ministério Público. O ex-secretário-chefe Richard Ekai e o chefe do Departamento de Esportes, Stephen Soi. São levados em conta as acusações - como abuso de poder e também em falha intencional ao não cumprir as leis de gestão de recursos públicos.

Os acusados receberam ordem para se apresentarem até a próxima segunda-feira (15) na Sede de Investigações Criminais, em Nairóbi, e, caso contrário, serão considerados foragidos.

Bicampeão olímpico - Cidade do México e Munique

Em 1968, Keino surpreendeu o mundo do atletismo ao vencer os 1500m, nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, derrotando o favorito e recordista mundial Jim Ryun, dos Estados Unidos, com uma larga vantagem na chegada. Na prova dos 5000m, ele ficou com a prata.

Quatro anos depois, o queniano tornou-se bicampeão olímpico ao vencer a prova dos 3000m com obstáculos, desta vez nos Jogos de Munique, na Alemanha. Nos 1500m, ficou com a prata.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário