quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Temporal alaga abrigo e idosos ficam ilhados no sul da BA; cidade teve 28 pontos de alagamento


O temporal que atinge a cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia desde a terça-feira (12) causou alagamentos e invadiu casas no município. Os idosos de um abrigo ficaram ilhados por conta do grande volume de água.

Grandes poças se formaram e até alguns patos foram vistos nos fundos do imóvel onde funciona o abrigo. Em outros pontos da cidade, famílias ficaram desabrigadas por conta da chuva. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Itabela, foram registrados 28 pontos de alagamento no município.

A casa dos idosos Giuseppe Aras, alagada pelo temporal fica no bairro Bandeirantes. A água no local subiu tanto que entrou nos quartos dos 36 idosos que moram no abrigo. Na farmácia, todo estoque de fraldas e materiais para curativo foi perdido.


Desde o alagamento, até as refeições estão servidas de forma improvisada, em uma sala de entretenimento e dentro dos quartos. Isso porque o refeitório que funciona na parte externa está completamente coberto pela água. Por causa das perdas, a associação que administra a casa de idosos, pede de doações.

O coordenador do abrigo, Ionan Galo, disse que sempre que chove, a água se acumula na rua e invade o local porque além do bueiro estar sempre cheio de lixo ou entupido, a unidade foi construída em uma área de brejo. "É um terreno mais baixo, a rede de esgoto encontra-se entupida e não dá vazão a essa quantidade de água", explicou.

O Secretário de Obras e Infraestrutura de Itabela, IJinivaldo Cabral, disse que foi feita uma limpeza no local próximo ao abrigo há 2 semanas. "A drenagem naquela região fica comprometida, uma vez que os próprios moradores colocam dejetos, mas estamos monitorando. Caso precise, nós vamos interditar o asilo e retirar os idosos", disse Cabral.

Outros pontos



Ainda em Itabela, no bairro Rua Nova, o terreno onde foi montado um parque de diversão ficou inundado. Quem precisou passar pela rua Mamoeiro, no bairro Ubirajara Brito também encontrou dificuldade por causa do alagamento. No local, cerca de 30 famílias precisaram sair de casa às pressas.

No Caminho Cinco do bairro Dapezão, oito casas foram invadidas pela água da chuva que se acumulou em trecho. "Quando eu vi a água ja estava subindo rápido. A única coisa que consegui tirar rápido foi a geladeira", disse o morador do local, Joanes de Jesus.

Um muro caiu também no bairro Irmã Dulce. Na BR-101, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), interditou e sinalizou o acostamento da cabeceira da ponte do Rio dos Frades, por causa deste deslizamento na encosta. Mesmo a chuva tendo diminuído um pouco nesta quarta-feira (13), a preocupação continua, porque tem previsão de chuva na cidade até sexta feira (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário