segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Suárez, Messi e Paulinho brilham, Barcelona vence de virada e acaba com tabu


O Barcelona não vencia em Anoeta desde 2007 pelo Campeonato Espanhol e chegou a temer pelo pior quando viu a Real Sociedad abrir 2 a 0. Mas contou com grande noite de Suárez para garantir a virada por 4 a 2, neste domingo, pela 19ª rodada. O uruguaio fez dois, o primeiro uma pintura após passe de Messi, e deu a assistência para o gol de Paulinho, que iniciou a reação. O craque argentino fechou a conta numa linda cobrança de falta. Fim de tabu e mais três pontos para o grande favorito ao título.

Foram cinco derrotas e dois empates desde os 2 a 0 em maio de 2007 (gols de Iniesta e Eto'o). E a primeira vitória desde 1929 no País Basco após ir para o intervalo perdendo. De fato, um feito importante para um time que se firma aos poucos, sem o brilho de outrora, mas com jogadores determinantes (Paulinho já tem oitools no Espanhol, o dobro de Cristiano Ronaldo). Fora Messi, quase sempre decisivo (17 gols e 8 assistências), e Suárez, vice-artilheiro do torneio com 13 gols.

Chamar o Barcelona de virtual campeão talvez seja um exagero, mas é difícil imaginar que alguém possa tirar o título do Camp Nou. O time de Ernesto Valverde fechou o turno com 51 pontos (16 vitórias e três empates) e abriu vantagem de nove para o vice-líder Atlético de Madrid. Para o Real Madrid, a diferença é de 19 pontos (que está hoje mais perto da zona de rebaixamento).


A Real Sociedad vendeu caro sua derrota - e poderia ter vencido até por mais no primeiro tempo (o 2 a 1 saiu de ótimo tamanho pelo pouco que o Barça produziu e sofreu lá atrás). Willian José teve sua parcela, marcando o primeiro num bonito peixinho, aos 11 minutos, e anotando um gol mal anulado por falta inexistente em Rakitic. Juanmi fez o segundo após lançamento de Canales, aos 34. Paulinho diminuiu aos 30 e, na etapa final, Suárez, duas vezes, e Messi fecharam a conta. Destaque para o gol de cobertura do uruguaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário