Uma família de Ilhéus, tenta conseguir a transferência de um bebê recém-nascido que está internado em estado grave na cidade para que ele possa fazer uma cirurgia cardíaca.
Desde que nasceu, há 15 dias, a criança está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade do Hospital São José.
Segundo os médicos, a criança tem sopro no coração e precisa da transferência para uma unidade especializada para passar pelo procedimento cirúrgico.
A família levou o caso até o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para pedir agilidade no processo de transferência.
A Central Estadual de Regulação informou que está em busca de uma unidade que tenha um leito especializado para realizar a transferência da criança.
Suspeito de participar da morte do policial civil em abril tinha 18 anos.
Um jovem suspeito de envolvimento na morte do policial civil Rogério Lima Ribeiro, no mês de abril, no bairro do Lobato, em Salvador, morreu após um confronto com a Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (21), no bairro da Nova Brasília, também na capital. A informação foi divulgada pela Secretária Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo a SSP, o homem foi identificado como Felipe Moreira dos Santos Silva, que tem 18 anos. Ele foi encontrado próximo à Escola Vera Lux. Outros dois suspeitos de envolvimento na morte do policial já tinham sido mortos também em confronto com a polícia logo depois do crime.
A SSP disse que as viaturas da 50ª CIPM realizavam uma ação de combate a roubos de veículos e assaltos quando receberam uma denúncia anônima sobre um grupo de cinco homens que estariam armados e traficando drogas na região. Ao chegarem ao local, de acordo com a SSP, os policiais foram recebidos a tiros. No confronto, Felipe foi atingido.
A polícia disse que ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Geral roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. O restante do grupo conseguiu fugir. Os policiais disseram ter encontrado com os suspeitos um revólver calibre 38 com cinco munições e drogas.
Caso
Policial civil Rogério Lima Ribeiro foi morto em abril
O policial civil Rogério Lima Ribeiro foi assassinado, no dia 27 de abril, por bandidos durante uma operação na comunidade de Santa Luzia do Lobato, na capital baiana.
A ação que Rogério participava, segundo a polícia, era uma ação de rotina, realizada semanalmente, e bandidos dispararam quando notaram a presença dos policiais na região.
Rogério chegou a ser socorrido ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu ao tiro que atingiu o tórax. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a bala atravessou a parte de tecido do colete balístico utilizado por ele.
Rogério Lima Ribeiro era lotado na Delegacia de Homicídios Baía de Todos-os-Santos, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele estava há seis anos na Polícia Civil e deixa uma filha de 11 anos.
O enterro do policial ocorreu no dia 28 de abril no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação.
Os policiais disseram
que encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições e drogas com o
suspeito.
Enterro do policial
civil Rogério Lima Ribeiro, assasinado com um tiro durante operação no
bairro do Lobato
A família da jovem de 18 anos que foi espancada pelo ex-namorado e que morreu dois dias depois dentro do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, após receber alta, diz que a vítima foi liberada pelos médicos do Hospital Regional Costa do Cacau, onde ficou internada por apenas um dia após as agressões, mesmo estando com o corpo ainda inchado e sentindo fortes dores.
A vítima, Adriana Oliveira Santos Nascimento, que era conhecida como "Nequinha", foi enterrada nesta quinta-feira (21). Ela foi agredida por Masuquielves Menezes dos Santos, de 16 anos, que está sendo procurado pela polícia, na segunda-feira (18), na casa do suspeioto, e depois internada na unidade médica.
Suspeito de ter agredido vítima está sendo procurado pela polícia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Na quarta, no entanto, teve alta e se dirigiu com a família para fazer o exame de corpo de delito no DPT, mas acabou passando mal e morrendo na sala de espera da unidade.
Uma amiga da jovem, que preferiu não se identificar, contou ainda que o hospital onde a vítima foi atendida nem chegou a fazer tomografia na jovem. "Segundo a mãe, só uma ultrassom, mas como ela tinha recebido muita pancada na cabeça, teria que ter feito uma tomografia. Não fez, não fez tomografia nenhuma", destacou.
A certidão de óbito de Adriana informa que a causa da morte dela foi "traumatismo cranioencefálico, politraumatismo e agressão física". A família diz que a jovem foi espancada a pauladas. "Não foi de mão não, foi de pau. Basta ver como está o corpo dela", disse o pai de Adriana, Milton Nascimento.
O suspeito de agredir a jovem, segundo a polícia, já tem passagens por agressão contra mulher e tráfico de drogas. A prisão preventiva dele já foi solicitada pela polícia.
Adriana foi encontrada por familiares numa cama da casa dele bastante machucada. "Como é que libera uma paciente nas circunstâncias em que Adriana estava? Se ela estivesse recebendo os cuidados médicos, possivelmente ela ainda estaria aqui", disse Indiara Rosa, outra amiga de Adriana.
Jovem foi encontrada na casa do suspeito bastante machucada (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
A família prestou queixa sobre o crime na Delegacia da Mulher de Ilhéus. O suspeito poderá responder por feminicídio. "Adriana entra como mais uma mulher, jovem que está nos índices como vítima de feminicídio. É preciso apurar a questão do feminicídio e a questão da nelgigência médica. Então, ela sogreu dupla violência", disse Indiara.
A direção do Hospital Regional Costa do Cacau informou, por meio de nota, que realizou os procedimentos compatíveis com ao quadro da paciente e que Adriana passou por raio-x no rosto e no tórax. A unidade disse ainda que não foi identificado nenhum dano grave e que a paciente estava lúcida, com quadros respiratório e geral estáveis e, por apresentar melhora, foi liberada.
Jovem foi enterrada nesta quinta-feira em Ilhéus (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Uma jiboia adulta, de 3 metros, foi encontrada por moradores em um condomínio de casas, de classe média alta, em Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador. O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (21).
O animal, que não é venenoso, foi resgatado por policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). Ninguém ficou ferido.
Segundo a PM, um morador disse para a polícia que acredita que a jiboia chegou ao local através da tubulação de água. Conforme a polícia, a jiboia foi resgatada e encaminhada para a sede da COPPA, no bairro de Pituaçu, em Salvador.
O nome de uma igreja evangélica chamou atenção dos moradores da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. A instituição, chamada de "Mocotó com Jiló Maná do Céu", fica no bairro Ilhéus II, na rua Laranjeira.
Um homem, que não foi identificado, gravou um vídeo em frente à igreja e criticou o nome dado pelos responsáveis da instituição.
"Gente, veja bem isso aqui. Vê só se Jesus não está voltando. Existe, na bíblia, uma referência pra botar um nome desse?", questiona ele.
Indignado, ele considera que o nome é um insulto à religiosidade. "As pessoas estão brincando com a palavra do senhor Jesus. Isso aqui, gente, podemos chamar de aberração. Jesus está voltando, meus irmãos".
Nos comentários da publicação, pessoas dividiam opiniões. Alguns também criticaram o nome, outros achavam engraçado e alguns consideraram irrelevante. "Pobre vida de quem brinca com Deus dessa maneira", escreveu um rapaz.
Em contrapartida, uma mulher escreveu: "Eu não olho para templos, mesmo porque a igreja somos nós, nós é quem somos o templo do espírito santo, não são paredes, telhados ou nomes. Se é blasfêmia, meu irmão, eu também acho que é, mas também sabemos que a salvação é individual, aí agora é com eles e Deus".
Depois da polêmica, os responsáveis pela instituição resolveram tirar o "Mocotó com Jiló" do nome e agora a igreja é apenas Maná do Céu.
Um comerciante do bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, foi agredido por policiais militares no próprio estabelecimento durante uma abordagem. Câmeras de segurança do local gravaram toda a ação e mostram os policiais agredindo e jogando o homem no chão, antes de algemá-lo.
Em um segundo vídeo, gravado por moradores, um dos PMs atira para o alto antes de colocar o homem na viatura. Por meio de nota, a PM disse que os vídeos foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar e que, se for o caso, será submetido à análise e apuração.
O G1 conversou com o comerciante Carlos Alberto Melo, de 40 anos, na manhã desta terça-feira (19), e ele disse que toda ação aconteceu no final da manhã de sexta (15). Carlos Alberto conta que, no momento da ação, um rapaz que lava o carro dele estava fazendo o serviço na frente do mercado.
"Quando ele terminou o serviço, fez a volta e estacionou na frente da garagem. Nesse momento, veio a viatura da PM. Eles [policiais] chegaram e pediram o documento do carro ao rapaz. O menino virou para mim e pediu o documento. Na hora eu estava em uma ligação importante e não entendi direito. Aí eu perguntei se eles queriam ver o documento, que eu ia buscar", relata Carlos Alberto.
Conforme o comerciante, depois da pergunta, os policiais começaram a agir com violência. "Eles começaram a gritar, perguntaram se eu ia deixar eles esperando, se eu era algum advogado e me xingavam de 'desgraça' o tempo inteiro. Quando eu virei para pegar o documento, um deles me puxou e me agrediu, me deu um soco no rosto", conta.
Depois de ser agredido pela primeira vez, Carlos Alberto entrou na loja na expectativa de que, ao ver as câmeras de segurança, os policiais parassem de agredí-lo.
"Como já tinha tomado murro, entrei na loja pra ver se ele amenizava. Tentei conversar o tempo todo, falei que meu irmão também era policial, mas eles continuaram me xingando e gritando", disse Carlos.
Ainda dentro do mercado, os policiais jogaram Carlos Alberto no chão e tentaram algemá-lo à força. Ele foi detido e colocado na viatura. Momentos antes do comerciante ser colocado no veículo, um dos PMs que o algemou atirou três vezes para cima.
"Ele estava tão transtornado que deu três tiros pra cima, na direção de uma escolinha que tem aqui no bairro. Agrediam verbalmente as pessoas que pediam calma, sempre chamando todo mundo de desgraça", relembra Carlos Alberto.
Ele foi levado para a delegacia da área. Segundo o comerciante, durante todo o percurso até a chegada da delegacia, os policiais inventavam coisas que ele não tinha feito.
"Me levaram dizendo que eu era perigoso e que era matador. Eles registraram no BO [boletim de ocorrência] que eu agredi eles e que desacatei autoridade. Em momento nenhum houve isso. Não sei mais o que eles colocaram no BO sobre mim".
Depois disso, Carlos Alberto foi até a 4ª Delegacia de São Caetano acompanhado de familiares, onde registrou queixa contra os policiais.
Carlos Alberto informou que o caso vai ser registrado na Corregedoria da PM ainda na tarde desta terça, porque o genro dele, que é advogado, só conseguiu ter acesso aos boletins de ocorrência na segunda (18).
Um homem que mora na região onde fica a loja de Carlos Alberto, e não quis ser identificado, disse ter ficado indignado com a ação da Polícia Militar. "Esse comerciante é querido por todos, é uma ótima pessoa! Ajuda muita gente no bairro".
Os vídeos da agressão tiveram repercussão nas redes sociais. Nos comentários de uma das postagens, outros moradores do bairro também repercutiram a história.
"Fiquei chocado! Esse cara é uma das melhores pessoas que conheço! Um amor de pessoa e justamente com ele uma m... dessa que trata a todos com educação e respeito! Fiquei extremamente triste com esse fato! Certos policiais são a vergonha da polícia, deveriam ser excluídos da corporação!", escreveu um deles.
"Falta de respeito e falta de preparo desses policiais pra que tudo isso. Querer desmoralizar um pai de família no seu estabelecimento", comentou outro.
Em nota enviada pela PM, a corporação explica que apura o comportamento de policiais que fogem à técnica da instituição. Confira:
"O vídeo foi encaminhado para a Corregedoria da PM a fim de ser submetido à análise e apuração, se for o caso. A Polícia Militar apura com rigor todo comportamento policial militar que fuja à técnica, pois casos isolados não podem comprometer o bom desempenho de toda a tropa, muito menos macular toda Instituição."
Os dois pastores e o vigilante suspeitos de matar a pastora evangélica e professora da Uneb, Marcilene Oliveira Sampaio, e a prima dela, Ana Cristina Sampaio, em janeiro de 2016, tiveram a prisão redecretada na manhã desta terça-feira (19), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil um dos suspeitos não foi encontrado.
De acordo com informações da polícia, o suspeito de ser o mandante do crime, Edimar da Silva Brito não foi encontrado e é considerado foragido pela polícia. O pastor Fabio de Jesus Santos e o vigilante Adriano Silva dos Santos foram abordados em casa pela Polícia Militar da cidade e levados ao Presídio Nilton Gonçalves.
Todos os suspeitos já foram presos em outras oportunidades. Edimar Santos foi solto em junho de 2017. Posteriormente, Fabio e Adriano também conseguiram o direito de cumprir a pena em liberdade.
Crime
Os corpos de Marcilene e Ana Cristina foram encontrados às margens de uma estrada que liga Vitória da Conquista ao município de Barra do Choça, em 20 de janeiro de 2016. As duas mulheres foram mortas com golpes de pedra, segundo a polícia.
A suspeita da polícia é de que o crime teria sido motivado por vingança, após as vítimas, que eram colegas de um dos pastores suspeitos, terem saído da igreja dele depois de um desentendimento para fundar uma nova e levado a maioria dos fiéis.
Parte de um muro de contenção desabou sobre uma casa no município de Ilhéus, sul da Bahia, durante uma chuva forte que atingiu a região na madrugada desta terça-feira (19).
O imóvel fica localizado na rua do Cacau, na localidade do Alto da Tapera, segundo a prefeitura. Parte da cozinha ficou destruída. Não houve registro de feridos, mas os moradores tiveram que deixar o imóvel, ainda de acordo com a prefeitura da cidade.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que os moradores da casa já tinham sido notificados anteriormente pelo fato de o imóvel ficar numa área de risco. O órgão destacou que a família foi amparada e inscrita no programa Minha Casa Minha Vida.
O temporal também fez parte da via principal do alto do Amparo ceder. A prefeitura destacou que a via foi totalmente interditada para a passagem de veículos até que um reparo seja feito. A Defesa Civil vistoriou as novas áreas atingidas.
De acordo com o serviço de meteorologia, choveu 39 mm durante a madrugada - o previsto para o mês interiro é 200 mm.
Emergência
No início do mês, a prefeitura de Ilhéus decretou situação de emergência por causa das regiões altas e morros da cidade atingidos por fortes chuvas.
A cidade, conforme a prefeitura, teve diversos pontos de deslizamentos e famílias de, ao menos, 10 casas tiveram de sair das residências.
A prefeitura informou que, com o decreto de emergência, espera obter recursos financeiros federais para recuperar os prejuízos causados pelas chuvas e atender as famílias direta e indiretamente atingidas.
Um homem é uma mulher foram encontrados mortos, com um tiro na cabeça, dentro de um carro às margens da BR-101, na manhã deste domingo, 17, próximo ao viaduto que dá acesso ao hospital de base Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com o Verdinho Itabuna, o casal foi identificado como Gilclebson Santos Pereira, 23 anos, morador de Coaraci, e Scarlette Santos Sales de 18 anos, natural de Itabuna.
Uma pistola calibre 380, que pertence à Polícia Militar, foi abandonada por bandidos após uma troca de tiros no bairro da Engomadeira, em Salvador. A arma foi localizada durante uma operação que buscava suspeitos de envolvimento na morte do cabo da PM, Gustavo Gonzaga da Silva.
De acordo com a Polícia Civil, agentes da 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves) receberam uma denúncia anônima de que os suspeitos do crime, que ocorreu no bairro do Nordeste de Amaralina, estavam escondidos na região da Engomadeira.
Chegando no final de linha do bairro, a equipe de investigação da delegacia encontrou um grupo com dez homens armados. Uma troca de tiros foi iniciada e, durante a fuga, os criminosos deixaram cair uma sacola.
Segundo a Polícia Civil, dentro da sacola tinha drogas, já embaladas para revenda, e a pistola calibre 380 com um carregador contendo cinco munições.
Não houve feridos na operação, que ocorreu na sexta-feira (15). Nenhum dos suspeitos envolvidos na troca de tiros foi localizado.
Um carro quebrou uma das portas de acesso do Shopping Bela Vista e invadiu o centro de compras que fica em Salvador, na noite de sexta-feira (15). O carro parou em uma área próxima às lojas e assustou os clientes que estavam no local. Ninguém ficou ferido.
Através de um vídeo que está circulando nas rede sociais é possível ver o carro já dentro do shopping. Na ocasião, uma cliente abriu a porta do veículo e conversou com a motorista que continuava dentro do carro.
Testemunhas disseram que a dona do carro estava em pânico, fugindo de ladrões, e por isso teria invadindo o shopping. Por meio de nota, a assessoria do shopping informou que a motorista contou aos seguranças que foi abordada por criminosos que tentaram entrar no carro dela, e como não conseguiram, teriam fugido.
Os seguranças isolaram a área e chamaram a polícia. A assessoria do shopping disse ainda que está apurando o caso. A assessoria da Polícia Civil disse que não houve registro do caso.
Uma mulher de 49 anos foi vítima de estupro, roubo e tentativa de homicídio nesta quinta-feira (14) enquanto fazia caminhada na zona rural de Uberlândia. A vítima relatou à Polícia Militar (PM) que depois de sofrer o abuso sexual foi atacada com golpes de facão e fingiu estar morta para que o autor parasse de agredi-la.
O caso foi registrado em uma propriedade rural na BR-452, a cerca de 30 quilômetros de Uberlândia. Segundo a polícia, a vítima notou que estava sendo perseguida no trajeto da caminhada pelo suspeito em uma bicicleta e chegou a ligar para o marido. Contudo, os crimes foram praticados antes que ele conseguisse chegar até o local onde estava a esposa.
A mulher contou aos militares que foi forçada a entrar no matagal onde o homem manteve relação sexual. Depois de consumar o estupro, começou a cortá-la causando ferimentos por várias partes do corpo. O autor ainda roubou a aliança de casamento, o celular e uma corrente de ouro que ela usava.
Foi então que a vítima simulou sua morte e o autor deixou o local fugindo na bicicleta. Mesmo bastante ferida, ela conseguiu caminhar por quase 800 metros até a sede de uma fazenda para pedir socorro.
Ela foi levada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Morumbi e depois transferida para o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O hospital informou que a paciente foi medicada e recebeu alta ainda na noite de quinta.
Suspeito tentou se lavar em posto de combustíveis
A PM iniciou os rastreamentos após obter informações sobre a fisionomia do autor. Alguns minutos depois, uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) teve conhecimento de que um homem com as mesmas caraterísticas foi visto em um posto de combustíveis às margens da BR-452.
De acordo com os militares, o homem tentou se esconder e aparentava bastante nervosismo. A roupa que ele vestia estava molhada e algumas manchas de sangue eram visíveis. Uma testemunha disse que, antes da abordagem policial, viu o suspeito sujo de sangue e que ele foi ao banheiro se lavar. A bicicleta descrita pela vítima também foi encontrada na posse do suspeito.
O homem negou a autoria do crime e repassou o nome errado aos militares, entrando em contradição na filiação e data de nascimento. Mas, com as fotos tiradas do suspeito, a vítima fez o reconhecimento do mesmo e foi dada voz de prisão em flagrante a ele.
A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou ao G1 que o homem tem 31 anos e foi levado para o Presídio Professor Jacy de Assis. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) já instaurou o inquérito e conduz os trabalhos de investigação.
O autor foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) cujo laudo auxiliará na conclusão dos fatos. Ele deve responder pelos crimes de estupro, roubo e tentativa de homicídio.
De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Alessandra Rodrigues da Cunha, o homem tem passagens pela polícia por estupro, roubo e furto.
"A vítima está em situação lastimável, tanto que nem teve condições de dar declarações hoje. Já identificados o autor, foi feito exame de corpo de delito e o próximo passo é ouví-la e reconhecê-lo formalmente. A vítima quer justiça", disse a delegada.
Uma técnica de enfermagem de 34 anos denunciou ter sido assediada dentro de um ônibus do transporte público de Salvador. O caso ocorreu no último sábado (9), em um coletivo que fazia a linha Ribeira Pituba.
;">
Simone dos Santos Amorim contou que o ônibus estava vazio e um homem sentou ao lado dela, abriu um jornal e colocou as mãos nas partes de íntimas dela. No momento em que percebeu o ato, o coletivo passava por um trecho da Avenida Bonocô.
"Eu peguei aqui no ponto do Itaigara a linha Ribeira-Pituba. Quando chegou nas imediações do Iguatemi, esse senhor pegou o ônibus. Tinham vários lugares lá na frente livre, mas ele sentou do meu lado. Quando chegou nas imediações da Bonocô, ele tinha o jornal em mãos e, por baixo, tocou nas minhas partes íntimas. Foi quando eu percebi e perguntei se ele não tinha vergonha do que estava fazendo", relatou.
Simone gritou, o suspeito tentou descer do ônibus, mas foi impedido. O motorista do veículo parou o coletivo e uma viatura da Polícia Militar foi acionada. A vítima e o suspeito, identificado como Hélio Souza Santos, de 70 anos, foram levados para a Central de Flagrantes, no Iguatemi. Na unidade policial, os dois foram ouvidos e liberados. Hélio vai responder por atentado ao pudor.
"Senti um momento de raiva e de impotência ao mesmo tempo. Eu queria, sim, que ele pagasse e eu estou aqui mostrando que alguém que passe por essa situação que denuncie sim, que não pode ficar impune. Eles [homens] têm que aprender a respeitar", disse.
Uma dupla armada assaltou um entregador de pizza e levou a moto que ele utilizava, por volta das 20h40 de terça-feira (12), na Av. Duque de Caxias, em Itabuna, no sul da Bahia. Uma câmera de segurança flagou o crime. [Veja o vídeo do furto acima]
De acordo com informações da Polícia Civil, a moto pertence a José Ricardo de Jesus Gonçalves, que estava trabalhando, quando os dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto. Além de roubar a motocileta, os criminosos levaram a carteira de José Ricardo.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Itabuna, que investiga o crime.
Duas irmãs foram flagradas por câmeras de segurança de um supermercado de Eunápolis, sul da Bahia, enquanto roubavam três garradas de vodca. Depois de ver as imagens divulgadas pela polícia, o pai levou a dupla até a delegacia. [Veja vídeo do furto acima]
O caso aconteceu no sábado (9), mas elas foram apresentadas à polícia na tarde de terça-feira (12). Nilsilane de Jesus Farias, de 27 anos, e Nilciléia de Jesus Farias, de 24, são de Porto Seguro, cidade vizinha a Eunápolis.
O pai, que não teve o nome divulgado, pagou o valor dos produtos furtados, um total de R$ 600, conforme informou a polícia. As irmãs foram ouvidas e liberadas. Elas vão responder em liberdade pelo crime de furto qualificado.
Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver que elas se aproximam da vitrine onde ficam as bebidas, e escolhem quais garrafas vão levar.
Enquanto uma pega os produtos, a outra coloca dentro de uma bolsa. Quando uma funcionária do estabelecimento se aproxima, elas param de pegar os produtos. Depois da ação, as duas saem tranquilamente do supermercado.
Um tenente coronel da Polícia Militar foi baleado na perna, na madrugada deste sábado (9), por um agente da Polícia Civil, no município de Ilhéus, A polícia não soube informar o que motivou a ação, nem onde os dois estavam.
O militar, que não teve identidade revelada, foi socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Costa do Cacau. Lá, ele passou por procedimentos médicos e foi transferido para o Hospital da Bahia, em Salvador.
De acordo com a PM, o estado de saúde do tenente coronel é estável. As circunstâncias do caso ainda não foram esclarecidas. Em nota, a PM informou que a corporação vai instaurar sindicância para apurar os fatos.
Um homem de 50 anos morreu após ser atacado por cães da raça pit bull, na zona rural de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Segundo a polícia, o agricultor Antônio Lima dos Santos foi atacado na noite de quinta-feira (7), mas o corpo dele só foi encontrado nesta sexta (8).
Ainda de acordo com a polícia, o caso ocorreu quando a vítima passava em frente a um sítio onde os cachorros estavam, por volta das 20h30. Ao menos três cães morderam o homem após pularem a cerca da propriedade. O corpo de Antônio foi achado por vizinhos, na estrada ao lado do sítio e foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
/
Segundo moradores da região, apenas uma tela separa o sítio da rua. O dono da propriedade e dos cães foi ouvido pela polícia nesta sexta-feira. Não há detalhes do depoimento. O caso está sob investigação.
Quatro homens foram mortos a tiros, na madrugada desta sexta-feira (8), em um condomínio da cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A polícia suspeita de briga entre facções criminosas.
De acordo com o delegado Luciano Medeiros, três das quatro vítimas já foram identificadas: Fábio Ribeiro Santos, de 27 anos; Renan Raeber Nunes, 23; e Brunno de Jesus Santos, 20.
O delegado contou que as quatro vítimas estavam em uma casa do condomínio Paraíso do Atântico, que fica no Km-15 da rodovia BA-001, quando o imóvel foi invadido por um grupo armado. Ainda de acordo com Medeiros, o cadeado da porta da casa estava arrombado.
O delegado ainda destacou que capsulas de armas de grosso calibre foram encontradas na cena do crime. A autoria do crime está sendo investigada.
Passageiros de um ônibus coletivo testemunharam uma verdadeira cena de terror na manhã desta sexta-feira (08).
Um homem atirou contra a ex-esposa, quando o veículo passava pela Praça Olinto Leoni, centro de Itabuna. Após atirar, o acusado se matou com um tiro.
Maria Aparecida, de 33 anos, foi alvejada por dois disparos. Ela foi socorrida com vida para o Hospital de Base, mas não resistiu.
Quanto ao suspeito, ele é conhecido por “Neto”, vendedor de farinha da feira livre, do bairro Califórnia. Duas ambulâncias do Samu chegaram a ser acionadas para prestar socorro aos feridos. O homem chegou a ser levado para o hospital, mas também não resistiu aos ferimentos.
Segundo relatos de testemunhas, que ainda estão em choque, a mulher entrou no ônibus e o marido entrou logo atrás dela, começando uma discussão. Poucos segundos depois, ouviram três tiros.
Um estudante de 16 anos morreu após receber uma descarga elétrica ao atender o próprio celular nesta quinta-feira (7) na cidade de Tianguá, interior do Ceará. O jovem estava carregando o aparelho telefônico, quando pegou o objeto e foi eletrocutado.
Uma amiga do estudante, que preferiu não se identificar, contou ao G1 que ele estava assistindo a uma aula de informática no colégio onde estudava. O celular estava carregando em um dos computadores no momento do choque elétrico.
Iago Bastos Mendes recebeu a descarga elétrica e ficou desacordado. O jovem chegou a ser socorrido ao Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, mas não resistiu.
A Delegacia de Tianguá informou que o corpo do estudante foi conduzido para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) de Sobral. O laudo com as causas da morte ainda não foi divulgado, segundo a polícia.
Amigos lamentam
Amigos e familiares de Iago Bastos lamentaram o ocorrido. "Era muito jovem, alegre. Uma tristeza pra todo mundo", disse uma amiga do estudante.
O Colégio Santa Maria, onde Iago estudava, emitiu uma nota de pesar lamentando ocorrido. O jovem estava na escola desde a infância e, atualmente, cursava o 2º ano do Ensino Médio.
"O Colégio Santa Maria, por meio da direção, professores, funcionários, colegas e comunidade, une-se à família de Iago, lamentando profundamente esta fatalidade, e pede a Deus, confiando em Sua infita misericórdia, para que Ele nos conceda sabedoria, força e discernimento nesta hora tão difícil", comunicou, em nota, a instituição de ensino.
O velório do estudante ocorre na manhã desta sexta-feira (8), em Tianguá. O enterro deve ocorrer na cidade no período da tarde, conforme uma amiga da família.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande Charles Saraiva, investigado por suposto superfaturamento de obras no legislativo, foi confrontado ao vivo em seu programa na rádio Cultura Riograndina por uma ouvinte, sobre o envolvimento dele no caso.
"Pô, que vergonha, hein? Tu hein? Roubando na Câmara de Vereadores?", disse a mulher que se identificou como Cecília. Ela ainda xingou o ex-vereador: "Ladrão".
A ligação aconteceu no fim da manhã de quarta-feira (6) durante o programa, que também era transmitido pelo Facebook.
"Pode cortar…", pediu Charles para o operador de áudio. "Esse assunto eu não vou tratar no ar, não vou tratar disso porque estou aguardando. Quando eu for chamado no Ministério Público… Primeiro que eu não sou pedreiro, não sou consultor de obras. Quando assumi a presidência da Câmara, o contrato já estava em andamento, e eu não estou tocando neste assunto para não atrapalhar as investigações. E também não vou aceitar provocações de pessoas que não gostam de mim".
Procurado pelo G1 nesta sexta-feira (8), Charles disse que preferia não se pronunciar.
A rádio Cultura Riograndina informou que Charles começou a apresentar o programa depois de ter deixado a Câmara de Vereadores, e afirmou que manterá o vídeo do programa no ar, sem cortes.
Superfaturamento investigado
Uma reportagem exibida pela RBS TV na terça-feira (5) trouxe à tona uma investigação conduzida pelo Ministério Público sobre superfaturamento em obras realizadas na Câmara de Vereadores entre os anos de 2015 e 2017. O valor gasto teria chegado a R$ 2,2 milhões, mais que o valor de mercado do prédio onde funciona o legislativo, de R$ 1,8 milhão.
Uma perícia encomendada pela reportagem aponta que houve superfaturamento nos serviços, conforme documentação obtida por meio da Lei de Acesso à Informação.
Ao analisar os papéis, a perita judicial Daniela Simões Lopes identificou orçamentos que previam o pagamento de R$ 340 por hora de trabalho para um servente de obra, e de R$ 320 para auxiliar de eletricista. Valores, segundo ela, quase 1.500% acima do praticado no mercado.
"Eles basicamente vão ter um valor de quase R$ 50 mil o salário mensal. E isso é totalmente inaceitável, fora de mercado", afirma.
Em maio de 2018, o responsável pelas obras na Câmara pediu a compra de quatro novos reservatórios de água, porque os atuais eram de 1997. No entanto, notas fiscais de dezembro de 2017 apontam a compra dos reservatórios por R$ 2,5 mil cada.
"Não tenho como fazer um levantamento a respeito de quanto custa hora, quanto não custa, qual valor que vai custar. Até que se prove o contrário, eu acredito, acima de qualquer coisa, na idoneidade dos funcionários de carreira da Câmara, que são os que fizeram todo o processo de licitação", disse Charles Saraiva, quando indagado pela reportagem.
Na segunda-feira (4), um empresário responsável pela TV Câmara foi preso. Ele é investigado por ter oferecido propina para o atual presidente da casa, Flávio Veleda Maciel, que denunciou o suposto esquema. Em depoimento ao Ministério Público, o empresário negou envolvimento.
Um homem tentou matar a ex-companheira a tiros e facadas dentro de um ônibus, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (8). Depois de atacar a vítima, ele cometeu suicídio, segundo informações da Polícia Civil.
O crime ocorreu quando o coletivo estava parado em um trecho da Avenida Beira Rio, e chocou outros passageiros. Maria Aparecida dos Santos Reis, 33, foi socorrida e está internada em estado grave no Hospital de Base de Itabuna.
Segundo a polícia, a vítima já tinha solicitado uma medida protetiva contra Francisco Bento Rodrigues Neto no final de maio, depois de ser agredida por ele, em maio deste ano. Maria Aparecida chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, depois da agressão.
Conforme a polícia, Francisco não aceitava o fim do relacionamento. O tempo que eles estavam separados não foi detalhado. Maria Aparecida chegou a registrar um boletim de ocorrência contra ele, quando solicitou a medida protetiva. O pedido, no entanto, ainda não havia sido julgado pela Justiça.
De acordo com a delegada Ivete Albano, a vítima e Francisco foram ouvidos na semana passada. O conteúdo dos depoimentos não foi divulgado.
O corpo de Francisco foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.
Pequenos agricultores e integrantes do MST ocuparam nesta quinta-feira (7) instalações da estação de tratamento de água que fica na barragem de Ponto Novo, no norte da Bahia. Os agricultores dizem estão há um ano e quatro meses sem receber água nas roças para irrigar as plantações e, por isso, resolveram realizar o protesto.
Por conta do ato, houve suspensão temporária do abastecimento de água nos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Jaguarari, Andorinhas, Senhor do Bonfim e Itiúba.
Conforme os agricultores, cerca de 800 pessoas participam da manifestação. Eles afirmam que há água suficiente nos reservatórios das barragens de Pindobaçu e Ponto Novo para ser liberada para o perímetro, mas que, mesmo assim, estão desabastecidos.
A Embasa informou que é responsável apenas pela distribuição de água para consumo humano e que a Casa Civil, do governo do estado, é quem administra a distribuição de da água para irrigação. A empresa disse, ainda, que uma reunião deve ser marcada com os agricultores para discutir o assunto. A reportagem não conseguiu contato com a Casa Civil.
O diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, no norte da Bahia, Jailson Silva dos Santos, foi exonerado do cargo comissionado e afastado da função pública, nesta quinta-feira (7), por suspeita de corrupção.
A suspeita foi levantada após o vazamento em redes sociais de um áudio em que supostamente o diretor, que também atua como guarda civil municipal, pede dinheiro para organizadores de uma festa no distrito de Carnaíba do Sertão para que, em troca, a liberação para realização do evento ocorra sem que haja fiscalização por parte da prefeitura. Jailson nega as acusações.
No áudio, a voz atribuída a Jailson diz: "Vai ter até a operação no final de semana, mas eu passo para o pessoal que não vá em Carnaíba. Depois você me repassa uma quantia aí, só para os meninos tomarem uma 'cervejinha' na folga deles".
Depois da exoneração dele, a prefeitura de Juazeiro informou, por meio de nota, que não admite esse tipo de prática na gestão municipal e que vai apurar se outros servidores também estariam envolvidos.
Jailson se posicionou atraves de nota. Disse que é servidor público desde 2002 e que as mensagens propagadas nas redes sociais sobre ele são falasas. Confira abaixo a íntegra da nota divulgada por ele:
Ao verificar as informações nas redes sociais que propagavam mensagens falsas sobre a minha pessoa venho esclarecer que jamais fiz qualquer pedido de propina ou vantagem indevida no serviço público. Sou servidor público municipal desde 2002, e nunca tive qualquer necessidade de enriquecer ilicitamente pois, sempre trabalhei honestamente honrando fielmente os meus deveres funcionais.
As pessoas que fizeram isso estão veiculando graves denúncias e difamações sobre a minha pessoa querendo destruir um trabalho que vem sendo bem realizado, em conjunto com o ministério público, Polícia Militar, guarda civil municipal e demais órgãos de controle.
Um homem foi detido por suspeita de pedofilia na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (7). Conforme a polícia, ele faz parte da liderança de uma igreja evangélica, e as vítimas eram dois adolescentes que frequentam a instituição religiosa.
O delegado Joseberto Ribeiro, responsável por investigar o caso, informou que as vítimas são dois garotos de 14 e 17 anos. Em depoimento à polícia, Gilmar Silva Porto, de 35 anos, confessou ter aproximação com os adolescentes e disse que tudo era uma brincadeira inofensiva com as vítimas.
Gilmar foi conduzido à delegacia após denúncia de parentes de uma das vítimas. Ele negou ter abusado sexualmente dos meninos, mas a polícia ainda não descartou a hipótese por conta do teor da denúncia.
Lá, ele foi ouvido e liberado porque não houve flagrante. O celular e o computador dele foram apreendidos com materiais de conteúdo sexual. A polícia examina se entre esses conteúdos há pornografia infantil.
Vítimas e parentes dos adolescentes serão ouvidos a partir da próxima semana. De acordo com o delegado, a polícia recomendou o afastamento de Gilmar da organização da igreja. Agora, a polícia investiga se há outras vítimas e se outras pessoas da instituição, ligadas a Gilmar, também têm participação no caso.
O pedido de prisão dele também será feito à Justiça. Gilmar poderá responder por pedofilia e corrupção de menores.
Uma câmera de segurança flagou o momento em que assaltantes armados invadiram uma lotérica no município de Porto Seguro, na região sul da Bahia, e saíram do local carregando o cofre do estabelecimento nas mãos. O caso ocorreu nesta terça-feira (5) no distrito de Arraial D'Ajuda.
Nas imagens, é possível ver quando os criminosos chegam, todos encapuzados, e provocam uma correria. Três entram na lotérica, um fica do lado de fora dando cobertura e um quarto suspeito permanece dentro de um carro usado pelo grupo para chegar ao local.
Depois, dois dos suspeitos saem da lotérica carregando o cofre nas mãos e colocam o equipamento no porta-malas do carro. A ação dura pouco mais de dois minutos.
Segundo a polícia, os assaltantes quebraram o vídro de segurança para pegar o cofre e o dinheiro dos caixas. O valor roubado não foi divulgado. A polícia informou, também, que os criminosos chegaram a fazer alguns disparos, mas não houve registro de feridos. Até a noite desta terça, nenhum suspeito havia sido preso pelo crime.
A Justiça determinou a prisão preventiva do soldado da PM que atirou contra um motorista de ônibus em serviço no bairro de Ondina, em Salvador. A informação foi divulgada ao G1 pela corregedoria da Polícia Militar nesta segunda-feira (4).
Com a decisão, o soldado irá continuar preso na Coordenação de Custodia Provisória (CCP) da capital, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Além da decisão da Justiça, a corregedoria da PM disse que vai instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o envolvimento do policial militar, que está sendo acusado de tentativa de homicídio.
Ele está na unidade penal da Mata Escura desde o sábado (2), um dia após o crime.
Caso
O motorista de ônibus foi baleado pelo policial militar quando ambos estavam no trânsito na Avenida Oceânica, orla de Ondina, em Salvador, na noite de sexta-feira (1º).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), houve uma briga de trânsito. Já o Sindicato dos Rodoviários rebate, afirmando que o PM atirou contra o motorista sem que ele esboçasse reação.
A versão do sindicato é a de que o rodoviário Armando Ricarde Batista Marques, 41 anos, conduzia um coletivo que fazia a linha Estação Mussurunga-Barra II, por volta das 23h30, quando o policial militar – que ainda não teve o nome divulgado – estava com o automóvel dele na contramão e exigiu que o motorista do ônibus desce ré para que o PM conseguisse passar numa região onde o trânsito está bloqueado na orla de Ondina. Tudo aconteceu perto da praça onde ficam as esculturas de bronze Meninas do Brasil, conhecidas como “gordinhas”.
O rodoviário, que segue internado no Hospital Teresa de Lisieux, foi atingido por um tiro na região abaixo da axila. O sindicato informou que a bala o feriu de baixo pra cima porque ele estava sentado ao volante e o PM na rua. O policial disparou quando estava posicionado em frente à porta dianteira do coletivo. A bala atravessou o corpo da vítima e chegou a atingir a clavícula.
Após o crime, o cobrador conseguiu acionar policiais militares que estavam em uma base móvel em Ondina. De acordo com o relato dele, após fazer o disparo, o PM voltou para o veículo, na tentativa de fugir, e seguiu sentido Rio Vermelho, mas o carro dele ficou preso em um buraco, e ele acabou sendo alcançado por uma guarnição.
Segundo o comando da PM, o caso foi registrado na Central de Flagrantes, onde o PM foi autuado por tentativa de homicídio. O policial passou por exames médicos no Instituto Médico Legal, e depois foi apresentado na Corregedoria da PM, onde foi ouvido e encaminhado para Coordenação de Custodia Provisória (CCP), no bairro da Mata Escura.
Ainda conforme a PM, a arma utilizada no crime não foi encontrada, mas após uma revista feita no veículo do policial, um Toyota Corolla, cor cinza, foi encontrado um coldre.
Quando tudo aconteceu, Armando Ricarde fazia a última viagem do dia e só havia dois passageiros dentro do ônibus. Armando trabalha como rodoviário há quatro anos, mas antes de atuar no transporte coletivo, era motorista de caminhão. Os colegas do sindicato ressaltam que ele é uma pessoa tranquila e um profissional sem histórico de confusões ou acidentes no trânsito.
Duas mulheres se passaram por clientes e assaltaram um salão de beleza do bairro de Brotas, em Salvador, no último sábado (2). Uma câmera de segurança do estabelecimento registrou a ação. [Assista vídeo acima]
As imagens mostram as duas duas mulheres entrando no salalão, enquanto várias clientes estão sendo atendidas. De repente, a mulher de blusa rosa tira uma arma da bolsa e anuncia o assalto, enquanto a outra recolhe os celulares das clientes.
Em seguida, as duas assaltantes saem do salão andando tranquilamente. Até a tarde desta segunda-feira (4), nenhuma das duas havia sido presa.
Funcionárias do salão disseram que, por causa da insegurança, o estabelecimento, que antes funcionava até as 19h30, está sendo fechado às 18h.
Três homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos em flagrante na cidade de Irecê, no norte da Bahia, nesta segunda-feira (4), após a Polícia Civil deflagrar a Operação São João Limpo. A ação contou com ajuda da cadela policial Singer, que foi a responsável pela localização 132 kg de maconha que estavam enterrados no terreno de uma casa, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
De acordo com SSP-BA, a casa utilizada pela quadrilha ficava às margens da BA-052, no norte do estado. No local, além da droga achada pela cadela da raça pastor malinois, a polícia ainda encontrou munições de calibre 32, R$ 2 mil em espécie e 3 kg de maconha prensada, que estavam em um dos cômodos do imóvel.
Os presos foram identificados como Luiz Antônio Lopes, o 'Lula', Carlos Alberto Jesus dos Santos e Djalma Rodrigues Ribeiro Filho. Eles estavam no imóvel quando os policiais chegaram ao local. De acordo com a SSP, 'Lula', estaria procurando pessoas para vender drogas na região.
A secretaria disse ainda que participaram da ação, equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
O ex-assessor político e membro de uma ONG, Antônio José Pinto Muniz, foi achado morto ao lado do próprio carro na noite de domingo (3), em Itabuna, De acordo com a Polícia Civil, a vítima, de 49 anos, foi achada com sinais de estrangulamento. Autoria e motivação do crime são investigadas.
Antônio Muniz foi assessor do gabinete da Prefeitura de Itabuna, com cargo comissionado, entre junho e dezembro de 2016, segundo informações da assessoria do município. Ele também era membro da Acari-Comunicação & Cidadania, uma ONG que atua em projetos para crianças e adolescentes. Por meio de nota, a organização lamentou a morte de Muniz.
Com relação ao crime, a Polícia Militar, que atendeu ao caso na noite de domingo, detalhou que populares ligaram para o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informando que um veículo estava parado na região do anel rodoviário de Itabuna, no bairro Califórnia e que havia um homem caído próximo ao veículo.
Em seguida, uma guarnição da PM foi ao local indicado pelos populares junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte de Antônio Muniz. Não há detalhes sobre sepultamento.
Um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas foi preso neste sábado, 2, no município baiano de Seabra, após postar fotos armado nas redes sociais. Moradores da região denunciaram o fato e indicaram a localização de Eudes Santos Silva.
Ele foi preso em casa, onde os policiais apreenderam duas espingardas. O pai de Eudes autorizou a entrada dos policiais na casa.
"Estamos atrás agora do revólver que ele ostenta em fotos. Temos um indicativo de quem está com o armamento e logo daremos o flagrante", avisou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, major Ricardo Passos.
Uma jovem que era vendedora do Axé da Sorte, morreu na noite de ontem, após cair da escada de sua casa,no bairro Monte Cristo, em Itabuna.
A policia esteve no local e encontrou algumas garrafas de bebidas, o que provavelmente causou a queda da jovem da escada. O corpo foi encaminhado para o DPT de Itabuna. O nome da vítima não foi revelado.
Um casal foi morto enquanto conversava na porta de casa no Conjunto Francisco Pinto, no bairro do Tomba, em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. As vítimas foram identificadas como João Paulo de Souza Silva, de 37 anos, e Niely Cristina Passos Silva, de 33 anos.
O crime ocorreu na noite de sexta-feira (1º). De acordo com a Polícia Civil, o casal foi abordado por homens encapuzados, que chegaram ao local em um carro de passeio. Após disparar diversos tiros contra as vítimas, que morreram na hora, os bandidos fugiram e não foram identificados até a tarde deste domingo (3).
O casal morto, segundo a polícia, chegou a ser preso em novembro de 2015 por tráfico de drogas. Por conta disso, a delegada que investiga o caso, Dorean Soares, tem como principais hipóteses para o crime a briga entre facções ou acerto de contas entre traficantes.