quinta-feira, 22 de novembro de 2018

NHT ELUCIDA HOMICÍDIO DE 2012 EM TEIXEIRA: AUTOR É ACUSADO DE OUTROS ASSASSINATOS

Teixeira de Freitas: O Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN concluiu mais um inquérito policial de um homicídio consumado, ocorrido contra a vítima Reinaldo José dos Santos, vulgo "Cagão", na época com 57 anos de idade. O crime aconteceu em setembro de 2012, na Rua Osmínio Muniz Cordeiro, no Bairro Castelinho. Segundo o desenvolvimento das investigações, o autor do crime foi identificado como sendo, Israel Amorim de Castro, o “Peixeira ou Alazão”, 25 anos de idade.

A vítima foi alvejada a tiros, em frente ao um bar localizado no referido endereço. Segundo as investigações do NHT, lideradas pelos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, a vítima fatal, Reinaldo, estava envolvida com o tráfico de drogas no Bairro Castelinho, e comercializava drogas em seu Bar denominado Bar do Reinaldo. A vítima estava frequentemente envolvida em confusões, andava armado, sendo considerado um indivíduo perigoso entre os membros daquela comunidade.

Ainda segundo as investigações, a vítima, frequentemente ameaçava de morte os seus desafetos e rivais, para manter o seu ponto de vendas e distribuição de drogas no Bairro Castelinho. O NHT apurou que o crime foi praticado pelo traficante Israel Amorim, este ligado ao grupo de traficantes de drogas conhecido por Grupo de Soca,, que na época, vinha despontando no Bairro Castelinho, figurando como líderes os traficantes Jalperaz do Espírito Santo, o “Coroa”, morto em janeiro deste ano, e Luan Fergon Gonçalves, o “Lampião”, interno do CPTF.

Segundo o NHT, a influência do “Lampião” veio crescendo do Litoral da região para o Município de Teixeira de Freitas, contando como líder do grupo no Bairro Castelinho, o traficante conhecido como Romário Gumieiro dos Santos, “Barrão”, morto em janeiro de 2016, pelos integrantes do grupo rival, denominado Grupo do Gueto. Foi constatado pela Equipe do NHT que o autor do crime Israel “Alazão”, começou a vender drogas no território da vítima Reinaldo, que atuava no local há mais tempo, sendo certo que, por conta disso, a vítima começou a ameaçar de morte os “Meninos de Pista”, que trabalhavam vendendo drogas para o grupo rival.

A situação se complicou quando a vítima ameaçou de morte o próprio Israel, quando então este resolveu matar a vítima, passando a “escoltar” ou a “seguir” a vítima pelas ruas do Bairro Castelinho, procurando um melhor momento, planejando a ação que terminou com a morte do Reinaldo. Na noite do crime, o Israel pegou seu revólver calibre 38 e começou a rondar pelo Bairro Castelinho com uma bicicleta, nas ruas que pertenciam ao território da vítima, oportunidade em que presenciou o momento em que a vítima encontrava-se sentada em uma cadeira, em frente ao seu Bar.

No momento em que a vítima estava distraída e não notou a presença do Israel, ele se aproximou e atirou no Reinaldo. Após cometer o crime, ISRAEL deixou o local com sua bicicleta, indo se esconder em uma casa desocupada às margens da BR 101. Vale frisar que Israel é tido como indivíduo da mais alta periculosidade no Bairro Castelinho, sendo certo que, após sofrer uma tentativa de homicídio em junho de 2013, quando foi atingido por três disparos de arma de fogo, o mesmo conseguiu se recuperar no HMTF e fugir para o Estado de São Paulo, onde permaneceu por um ano aproximadamente. Em agosto de 2014, foi preso em flagrante delito pelos policiais militares da CAEMA, em Teixeira de Freitas, por estar portando uma arma de fogo e uma motocicleta irregular.

Nessa época, o Israel já era temido e crescia em poder dentro do Bairro Castelinho, sendo novamente preso pelos policiais da CAEMA por tráfico de drogas em outubro de 2016, seguindo para o CPTF para então ser liberado pela Justiça em 2017. Mostrando sempre uma tendência às práticas criminosas, Israel mandou matar a tiros, a vítima Abeilson da Silva Santos, em 12 de outubro de 2017, no Bairro Vila Vargas, crime praticado por motivos passionais. Israel matou ainda a sua companheira Tayara Monteiro de Jesus, no dia seguinte (13/10/2017), também a tiros.

O crime foi praticando por ciúmes, procedimento apurado na DEAM através da delegada titular Viviane Scorfield. Após o ocorrido, ISRAEL fugiu se escondendo no Estado do Espírito Santo, sendo preso posteriormente no dia 30 de outubro de 2017, pela Equipe da DEAM, permanecendo custodiado no CPTF até os dias atuais. Foi representado pela Equipe do NHT pela prisão preventiva do autor do crime. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado no NHT da 8ª COORPIN.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário